Açoriano Oriental
Todos os distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte
Todos os distritos de Portugal Continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, que pode ser de granizo, acompanhada de trovoada, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Todos os distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte

Autor: Lusa/AO Online

O IM prevê chuva forte, que pode ser de granizo e acompanhado por trovoadas e rajadas fortes, vento fraco a moderado e pequenas descida da temperatura. O aviso amarelo vai vigorar entre as 23:00 de quarta-feira e as 23:00 de hoje.

Também a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu na quarta-feira uma recomendação para a “forte instabilidade” meteorológica.

A ANPC recomenda que a população desobstrua os sistemas de escoamento das águas pluviais e remova os inertes que possam ser arrastados e que assegure a limpeza de sarjetas, algerozes e caleiras.

As recomendações estendem-se à proteção de áreas como garagens e caves, fixação de estruturas móveis que possam ser arrastadas ou danificadas pelo vento, assim como à adoção de uma condução defensiva por parte dos automobilistas, com redobrada atenção para lençóis de água ou arrastamento de sólidos nas estradas.

Para sexta-feira, o IM prevê a continuação dos aguaceiros mas, serão menos intensos do que na quinta e “mais prováveis nas regiões centro e sul”.

O fim-de-semana será também cinzento, com alguns períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo Carvoeiro no sábado, voltando a precipitação a ser mais intensa no domingo, mais a norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela.

O sol voltará a aparecer na segunda-feira, embora tímido ao princípio do dia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados