Açoriano Oriental
Telma Monteiro diz que selecionadora Ana Hormigo foi demitida pela federação de judo

A olímpica Telma Monteiro revelou que a Federação Portuguesa de Judo despediu a selecionadora Ana Hormigo, a um dia de a equipa viajar para competir no Grand Slam de Abu Dhabi, de apuramento para os Jogos Olímpicos.

Telma Monteiro diz que selecionadora Ana Hormigo foi demitida pela federação de judo

Autor: Lusa/AO Online

“Quando me perguntam como vão as coisas com a federação... vão assim: Amanhã vou viajar para a competição, a minha primeira depois da cirurgia ao joelho. Hoje, a federação despediu a treinadora Ana Hormigo, por email, no dia antes de a equipa viajar! Sem a equipa ou a própria saber de forma antecipada. Em semana de competição de apuramento olímpico”, escreveu a judoca portuguesa.

Num texto longo, Telma Monteiro, a judoca portuguesa mais medalhada de sempre, voltou a deixar fortes críticas à Federação e à gestão do presidente Jorge Fernandes, informando que o dirigente terá dito que ou os atletas se retratam esta semana da carta aberta ou serão levados a tribunal.

No verão, sete atletas – Telma Monteiro, Catarina Costa, Patrícia Sampaio, Rochele Nunes, Bárbara Timo, Anri Egutidze e Rodrigo Lopes - escreveram uma carta, na qual acusavam o dirigente de opressão, discriminação e ameaças, lamentando o “clima insustentável e tóxico”.

Poucos dias depois, a selecionadora nacional Ana Hormigo solidarizou-se com os judocas, afirmando que os mesmos “estão exaustos” e que “não querem estar sujeitos a um sistema que nem se digna a ouvi-los”.

“Sábado, na reunião de planeamento, os treinadores foram informados de que eu, como outros atletas, já não temos verba do projeto olímpico - gerido pela federação - para realizar o planeamento que tínhamos feito”, prosseguiu Telma Monteiro.

Na mesma publicação, a judoca portuguesa intensificou as críticas, sublinhando que “com ações destas, a federação continua a demonstrar o pouco respeito que tem pelos atletas, pelas pessoas e a demonstrar que tipo de gestão desportiva exerce”.

“Já nem somos só nós a dizer, são as ações a demonstrar que tudo o que dizemos é verdade!! Vou representar o meu país com a mesma vontade e orgulho, mesmo que tenha de pagar para isso, não duvidem!”, transmitiu na mensagem.

No final da publicação, Telma Monteiro dirigiu-se particularmente a Ana Hormigo, que é também sua treinadora no Benfica.

“Para ti, Ana Hormigo: Como atleta, quero de alguma forma continuar a ter a tua presença nas competições e espero que as entidades responsáveis intervenham nesse sentido. Como amiga, digo-te que fico feliz que não tenhas mais de lidar diretamente com essa instituição. Que sorte a tua!”, concluiu.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados