Açoriano Oriental
Técnicos de operações aeroportuárias avançam para greve nas Lajes

Os técnicos de operações aeroportuárias da Aerogare Civil das Lajes vão fazer greve às horas extraordinárias de 04 de janeiro a 31 de março, estando em causa a reestruturação da carreira, anunciou hoje fonte sindical.

Técnicos de operações aeroportuárias avançam para greve nas Lajes

Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma nota de imprensa da secção regional dos Açores do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e das Entidades com Fins Públicos (SINTAP), assiste-se a uma “total falta de disponibilidade da tutela em reunir-se e dialogar com representantes deste serviço, remetendo essa responsabilidade para entidades que, por sua vez, nada acrescentam a este impasse".

A estrutura sindical aponta que foram desenvolvidas “várias tentativas, por escrito, para estabelecer um verdadeiro processo negocial” visando a reestruturação da respetiva carreira.

Porém, acrescenta, a proposta inicial apresentada pelo Governo Regional “representa um claro retrocesso” em relação à legislação atual que regulamenta a carreira dos técnicos de operações aeroportuárias nas Lajes, ilha Terceira.

O SINTAP refere que a contraproposta que apresentou não mereceu “até ao momento presente qualquer resposta por parte da tutela, tendo chegado ao conhecimento da estrutura sindical que a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas “terá afirmado não estar a par da mesma, isto depois de a atual greve em curso e das suas razões serem do conhecimento público, divulgadas pela comunicação social”.

Além desta paralisação, o SINTAP admite novas formas de protesto e de luta até que haja diálogo e negociação quanto à carreira destes profissionais, que “não podem nem merecem ser penalizados em relação aos seus pares da Madeira e do continente”.

De acordo com o sindicato, a autonomia dos Açores, “face às especificidades de região ultraperiférica, deve servir para uma discriminação positiva e nunca negativa no que toca à carreira profissional destes trabalhadores”.

Por isso, é reivindicada “dignidade ao menos idêntica à dos demais seus colegas nacionais e insulares da Madeira”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados