Festa da Flor

Tapete com dez mil flores simboliza a ‘Esperança’ no regresso à normalidade

Dez mil flores vão dar cor à ‘Esperança’ num tapete com 48m², símbolo maior da Festa da Flor que a Câmara da Ribeira Grande leva a efeito de 30 de abril a 9 de maio, este ano em formato híbrido devido às medidas em vigor de combate à pandemia.



De acordo com nota da autarquia, o tapete de flores, como habitualmente acontece, será instalado em frente ao edifício dos Paços do Concelho, no largo Hintze Ribeiro, e ficará exposto ao longo de duas semanas.


“A imagem central do tapete será a palavra ‘Esperança’ que remete para o desejo comum de voltarmos à normalidade que conhecíamos antes da pandemia por Covid-19”, lê-se na nota.


Tendo em conta o momento atual, a Câmara da Ribeira Grande manterá especial atenção ao cumprimento das medidas em vigor, assegurando o distanciamento social e o controlo de eventuais aglomerados de pessoas que queriam conhecer e apreciar o trabalho que ficará exposto até 9 de maio próximo.


Devido à pandemia, a Festa da Flor deste ano assume um caráter simbólico. “Optamos por realizar o evento com o intuito de passar uma mensagem de esperança às pessoas. É por isso que a temática escolhida é a esperança e é por isso que a festa não se desenrolará nos moldes habituais, cumprindo as recomendações em vigor”, explicou Alexandre Gaudêncio, citado na mesma nota.


O presidente da Câmara da Ribeira Grande sustentou que “a realização do evento nos moldes possíveis permite também ajudar a economia local, em particular os empresários ligados à floricultura, setor onde se têm verificado quebras acentuadas de receita devido à pandemia”.


Os eventos que constam do programa da Festa da Flor serão transmitidos via streaming na página de Facebook da Câmara da Ribeira Grande.


As exposições que ficarão patentes nos museus municipais poderão ser visitadas presencialmente e on-line no cumprimento das recomendações em vigor.


PUB

A Phoenix 2, a próxima geração de cápsulas de reentrada da startup alemã Atmos Space Cargo, vai aterrar em Santa Maria em 2026. Agência Espacial Portuguesa - Space Port, que assinou um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores, está em negociações para Santa Maria receber mais dois voos de retorno