Açoriano Oriental
Sócrates preside à abertura da Cimeira de Jovens Atlanticistas
O Primeiro-ministro português José Sócrates preside hoje em Lisboa à abertura da Cimeira dos Jovens Atlanticistas, que se realiza à margem da Cimeira da NATO 2010.

Autor: Lusa/AO On Line

A iniciativa reúne cerca de 250 jovens de todo o mundo, selecionados através das suas universidades e visa debater os temas que fazem a atualidade da NATO.

Para esta iniciativa, que decorre na FIL tal como a reunião de chefes de Estado e de governo da Aliança Atlântica, foram convidadas todas as 28 delegações oficiais de países-membros da NATO.

Ao longo dos três dias da cimeira dos jovens estarão ainda presentes académicos portugueses e estrangeiros nos diferentes painéis de oradores.

Para além da discussão do novo conceito estratégico, da importância do sul para a NATO ou das parcerias, os jovens vão poder participar numa vídeo-conferência de duas horas com estudantes universitários afegãos.

Na iniciativa, que selecionou cerca de 250 jovens a partir de 600 candidaturas, participarão maioritariamente estudantes da Universidade Nova, Técnica e Católica, mas também de Coimbra e Braga.

Os estudantes estrangeiros foram sujeitos a uma triagem feita a partir de Lisboa, Bruxelas e Washington.

Os trabalhos terminam no sábado e ao longo das várias sessões estão previstas intervenções do Secretário-Geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, do Presidente do Comité Militar da NATO, Almirante Giampaolo di Paola, do Primeiro-Ministro da Grécia, George Papandreou e do Comandante das Forças da NATO no Afeganistão, General David Petraeus, entre outras individualidades.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.