Açoriano Oriental
Socialistas defendem concertação entre Madeira e Açores para fortalecer reivindicações

A concertação entre as regiões autónomas da Madeira e dos Açores é fundamental para tornar as reivindicações autonomistas mais fortes, defenderam hoje os líderes das estruturas regionais do Partido Socialista, Paulo Cafôfo e Vasco Cordeiro, no Funchal.

Socialistas defendem concertação entre Madeira e Açores para fortalecer reivindicações

Autor: Lusa /AO Online

"Açores e Madeira juntos são mais fortes nas reivindicações autonomistas que devem provocar convergências, não só entre as duas regiões, mas convergências partidárias", afirmou o presidente do PS/Madeira, Paulo Cafôfo.

Por seu lado, o líder socialista açoriano, Vasco Cordeiro, sublinhou que a concertação entre as regiões autónomas não é conjuntural, mas sobretudo estrutural, vincando que a cooperação entre ambas não depende apenas de o PS estar ou não no poder.

"É algo que, para nós, é fundamental e pode trazer ainda mais benefícios quer ao povo madeirense, quer ao povo açoriano, um reforço de cooperação entre as duas regiões autónomas, seja nas questões mais políticas, institucionais, reformas das autonomias, seja em questões concretas no âmbito económico e no âmbito social", declarou.

Paulo Cafôfo e Vasco Cordeiro falavam após uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, na sequência da deslocação do líder do PS/Açores à região, onde hoje decorre a cimeira "Autonomia 2030 - Madeira e Açores em Diálogo", na cidade de Machico, zona leste da ilha.

O presidente do PS/Madeira indicou que as estruturas regionais do partido estão empenhadas no processo de reforma do sistema político autonómico, embora mantenham "ritmos diferentes".

"Os Açores estão mais avançados na questão da revisão do Estatuto Político-Administrativo e da revisão constitucional, nós aqui [na Madeira] estamos mais avançados na questão da revisão da Lei das Finanças Regionais", explicou, vincando que as assembleias legislativas regionais são os órgãos próprios para debater a "reforma do sistema político" e o "refundar da autonomia".

Vasco Cordeiro salientou, por seu lado, o "compromisso" entre as estruturas regionais do PS para a "construção de soluções" ao nível institucional, económico e social, que se traduzam num "fortalecimento da caminhada de progresso e desenvolvimento" da Madeira e dos Açores ao longo dos anos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados