Autor: Lusa/AO Online
Em declarações à agência Lusa, o porta-voz das ANA, Rui Oliveira, adiantou que a “situação está normalizada, não se prevendo problemas, pelo menos durante o primeiro turno”, que começou às 06:00 e termina às 14:00.
“Pelo menos até ao segundo turno, não são expectáveis grandes problemas no aeroporto”, adiantou.
A ANA - Aeroportos de Portugal alertou na terça-feira para possíveis constrangimentos causados pela greve dos trabalhadores das empresas de segurança e aconselhou os passageiros a deslocarem-se com maior antecedência para os aeroportos nacionais.
Os Trabalhadores de Serviços de Segurança e Vigilância, que estão em greve às horas extraordinárias e aos feriados desde o dia 22, reivindicam a revisão do contrato coletivo de trabalho, consignando os direitos em vigor e outros específicos para os trabalhadores que prestam serviço nos aeroportos ou nos transportes de valores, entre outros.
O aumento dos salários e a melhoria das condições de trabalho são outras das reivindicações na origem do conflito.
O setor dos vigilantes e seguranças privados emprega cerca de 35.000 pessoas.
Os trabalhadores em greve concentram-se ao início da tarde junto à sede da associação patronal do setor e desfilam em seguida até à Assembleia da República.
O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, participa na manifestação.
-
premiumACAPO organiza debate para alertar que discriminação de género também existe na deficiência
Se ser-se portador de uma deficiência já é em si, muitas vezes, fator de discriminação, ela pode tornar-se ainda maior quando à deficiência se junta a discriminação de género, em casa, no trabalho e na maternidade. Este tema vai estar em debate no sábado, em Ponta Delgada, pela Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO)
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada