Sistema operativo Android equipa três em cada quatro"smartphones" vendidos no terceiro trimestre

Sistema operativo Android equipa três em cada quatro"smartphones" vendidos no terceiro trimestre

 

Lusa/AO online   Economia   2 de Nov de 2012, 10:30

Três em quatro "smartphones" comercializados no terceiro trimestre em todo o mundo foram equipados com o sistema operativo Android para telemóveis da última geração, desenvolvido pela Google.

O número de telemóveis equipados com o sistema operativo Android exportados em todo o mundo ascendeu a 136 milhões de aparelhos, um registo mais de 90 por cento superior ao verificado em igual período no ano passado, de acordo com um relatório da International Data Corporation (IDC).

A quota de mercado do sistema Android ascende agora a 75 por cento, quando há um ano se encontrava nos 57,5 por cento. As exportações de "smartphones" a nível mundial no terceiro trimestre ascenderam a um total de 181,1 milhões de aparelhos, de acordo com o mesmo estudo.

"O sistema Android foi um dos que mais rapidamente cresceu desde que foi lançado em 2008”, afirmou, citado pela AFP, Ramon Llamas, gestor da unidade de investigação da IDC relativa aos telemóveis.

“Todos os anos desde então o Android cresceu mais do que o mercado e ganhou quota aos seus concorrentes”, acrescentou.

As exportações de iPhones, os "smartphones" da Apple, cresceram também quase 14 por cento para os 26,9 milhões de unidades no terceiro trimestre, dando à marca da maçã uma fatia de mercado mundial de 14,9 por cento. O mercado mundial, pelo seu lado, cresceu no período em análise 46,4 por cento, de acordo com a IDC.

Também os “smartphones” com “software” da Microsoft Windows ganharam Mercado no terceiro trimestre, com a respetiva quota a crescer para os 2 por cento.

A Microsoft apresentou esta semana o seu novo sistema Windows Phone 8, com ingredientes fortes como uma forte livraria de aplicações, música e vários serviços.

Em perda de quota de mercado estiveram os “smartphones” da BlackBerry e da Symbian.

“A perda de quota de mercado dos sistemas operativos que não sejam o iOS desde o aparecimento do Android não é uma coincidência”, considera Kevin Restivo, analista do IDC, citado pela AFP.

“O sistema operativo dos smartphones não é um produto isolado, é uma parte crucial de um maior ecossistema tecnológico”, acrescentou. “A Google tem um portefólio de produtos florescente e multifacetado”, justificou.

A disponibilidade de aplicações procuradas e conteúdos digitais como a música, filmes e jogos são ingredientes que têm determinado o sucesso das sucessivas gerações de smartphones.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.