Açoriano Oriental
Sismo nas Filipinas causou 190 mortos e prejuízos superiores a 15 ME
As autoridades das Filipinas elevaram para 190 o número de mortos no sismo de 7,2, que sacudiu o centro do país há uma semana, provocando danos avaliados em mais de 15 milhões de euros.
Sismo nas Filipinas causou 190 mortos e prejuízos superiores a 15 ME

Autor: Lusa/AO Online

 

Do total de mortes, 177 ocorreram na ilha de Bohol, onde se registou o epicentro do abalo, bem como 511 das 605 pessoas que ficaram feridas, de acordo com dados facultados pelo Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas e pela Agência de Notícias Filipina.

Segundo o Conselho, o tremor de terra, que causou estragos em infraestruturas na zona afetada no valor de mais de 900 milhões de pesos (cerca de 15 milhões de euros), foi seguido, desde terça-feira, de 2.384 réplicas, das quais apenas 57 foram suficientemente intensas ao ponto de serem sentidas pela população local.

Um total de 17 igrejas históricas sofreu danos, incluindo a Basílica do Santo Menino, em Cebu, considerada o monumento mais antigo da Igreja Católica apostólica romana do país e que data do século XVI.

As Filipinas situam-se sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, zona de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida anualmente por cerca de 7.000 abalos, a maioria dos quais moderados.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados