Açoriano Oriental
Seminário de Angra não recebeu nenhum candidato a padre

Pela primeira vez, durante a última década, o Seminário Episcopal de Angra não recebeu nenhum candidato a padre.

Seminário de Angra não recebeu nenhum candidato a padre

Autor: Luís Pedro Silva

As atividades letivas do Seminário vão começar amanhã, com 14 alunos. Num ano que fica marcado pela ausência de jovens que pretendem seguir a vida de sacerdócio. “Não há entradas, o que é uma noticia triste. É a primeira vez desde que sou reitor que não há entradas, mas essa situação também pode ser uma oportunidade para refletirmos e fazermos com a que a diocese se envolva mais na pastoral vocacional; o trabalho não é nem pode ser só do Seminário”, revela o reitor do Seminário, padre Hélder Miranda Alexandre, em declarações ao portal Igreja Açores.

Ao longo dos últimos anos foram ordenados diversos padres, formados no Seminário de Angra, mas no final deste ano letivo não se vai registar nenhuma ordenação. “Temos tido muitas ordenações, mas no final do ano letivo não haverá nenhuma. É preciso pensar no amanhã e existe uma necessidade evidente de um maior dinamismo e envolvência do trabalho nas paróquias e famílias”, assinala o reitor do Seminário.

O padre Hélder Miranda Alexandre alerta para a necessidade de existir um maior acompanhamento dos jovens, com vocação natural para o sacerdócio, com o objetivo de apelar a uma maior participação na Igreja. “Infelizmente não estamos sozinhos e temos visto – ainda agora na formação de formadores de seminários - que os problemas da formação e os desafios da formação sacerdotal são sérios e profundos. O  acompanhamento dos jovens candidatos ao sacerdócio tem de ser muito sério e personalizado de forma a despertarmos nestes rapazes sentido de comunidade, uma sólida formação humana, pastoral e cientifica”, adianta.

O reitor do Seminário considera ser necessário refletir sobre a ausência de candidatos ao Seminário de Angra.

“Todos os dias nos pomos em causa para melhorar. As questões que se levantam na falta de vocações e na formação dos novos sacerdotes são complexas e devem ser debatidas, mas os problemas que temos, aqui nos Açores , são transversais”, vinca o padre Hélder Miranda Alexandre.

Também a pandemia da Covid-19 contribuiu para limitar o encontro e comunicações com jovens, porque impediu a realização da Semana dos Seminários e outros encontros vocacionais.

“A  pandemia e a consequente limitação dos  encontros presenciais constituíram um constrangimento assinalável , mas agora que poderemos ir retomando alguma normalidade poderemos também refletir e agir de outra forma”, sublinhou.


Nova formação

Arranca na terça-feira o acolhimento de 14 seminaristas  que vão frequentar o Seminário de Angra. Este ano, pela primeira vez,  nove sacerdotes, recentemente ordenados, vão iniciar um ciclo de dois anos de formação. São os primeiros padres ordenados obrigados a cumprir dois anos de formação permanente no Seminário, frequentando três períodos de formação por ano.

De 21 a 23 de setembro, os nove padres ordenados nos últimos dois anos vão estar no Seminário para aprofundarem a sua formação pastoral numa área especifica que é o luto.

“A pandemia veio trazer novas questões desde os  funerais solitários ao acompanhamento das famílias enlutadas ou a morte de jovens, que são questões muito pertinentes na vida de um padre. Dar-lhes ferramentas adequadas para lidar com estas situações é fundamental”, indicou  o Reitor do Seminário, padre Hélder Miranda Alexandre.
Este vai ser “um momento de reencontro e de partilha para que não percam o sentido de comunidade, que às vezes, nos afazeres do dia-a-dia, pode perder-se” afirma o sacerdote.

Além da formação dos jovens padres, também no inicio do ano letivo arrancará, pela primeira vez, o curso sistematizado de quatro anos para a formação de diáconos permanentes.

“Vamos fazer o que já se faz noutras dioceses. Trata-se de um trabalho em que o nosso Bispo se tem empenhado e vamos ter oito candidatos, a maioria de São Miguel”. Dada a dispersão geográfica e o facto dos candidatos serem de várias proveniências, o curso vai ser feito on-line, com os professores do Seminário , mas “estão previstos momentos de encontro presencial”.

“São pessoas com experiência de vida, envolvidas nas paróquias, gente bem formada, com estabilidade e , por isso, acredito que seja uma experiência e um projeto que pode dar muitos frutos” adianta o padre Hélder Miranda Alexandre.

A formação de diáconos é considerada muito importante para encontrar e encaminhar jovens com vocação para o sacerdócio. “Estou otimista com esta iniciativa pois embora ainda tenhamos muitos padres nos Açores é preciso encontrar lugar para o diácono, porque os diáconos são muito importantes na ajuda que podem dar na celebração da palavra e na caridade”, concluiu o reitor do Seminário.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados