Açoriano Oriental
Seif al-Islam - filho de Kadhafi - detido no sul da Líbia
Seif al-Islam, filho do antigo dirigente líbio Muammar Kadhafi, foi detido no sul da Líbia, anunciou hoje à agência noticiosa francesa AFP o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mohammed al-Allagui.

Autor: Lusa / AO online

"Seif al-Islam, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), foi detido no sul da Líbia", declarou o ministro, recusando dar qualquer outro pormenor, em particular sobre a data e as circunstâncias da detenção.

Uma fonte do "Conselho dos thowar (revolucionários)" de Tripoli, um coletivo de antigos combatentes rebeldes, confirmou a detenção de Seif al-Islam, considerado em diversas ocasiões como um potencial sucessor de Muammar Kadhafi, na região de Ubary.

Bashir al-Tlayeb, comandante das brigadas da cidade líbia de Zintan, disse numa conferência de imprensa que Seif al-Islam foi capturado com dois adjuntos que o tentavam levar para o vizinho Níger.

O TPI emitiu a 27 de junho mandados de detenção contra Muammar Kadhafi, morto no mês passado, contra Seif Al-Islam e contra o antigo chefe dos serviços de informações líbios Abdallah Al-Senoussi, suspeitos de crimes contra a humanidade cometidos a partir de 15 de fevereiro, na repressão à revolta que então começou.

Em outubro, Seif al-Islam manteve contactos com o TPI através de intermediários sobre uma eventual rendição.

Segundo declarações do procurador do TPI Luis Moreno-Ocampo a 09 de novembro, o filho de Kadhafi pretendia saber o que o esperava no TPI em caso de rendição.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados