Açoriano Oriental
Segunda fase de candidaturas começa hoje
A segunda fase das candidaturas ao ensino superior começa hoje e decorre até ao dia 30 de setembro, pondo a concurso mais de 12 mil vagas em universidades e politécnicos.
Segunda fase de candidaturas começa hoje

Autor: Lusa/AO Online

Nesta fase são colocadas a concurso as 12 mil vagas que sobraram da primeira fase, as vagas da primeira fase em que não se concretizou a matrícula e a inscrição ou que foram libertadas em consequência da recolocação de estudantes, além das vagas dos concursos especiais.

À segunda fase podem concorrer os estudantes que não foram colocados na primeira fase, os que, tendo sido colocados, querem candidatar-se de novo, e os que apenas reuniram condições de candidatura após o fim do prazo de inscrição na primeira fase.

Da primeira fase do concurso sobraram 11.938 vagas, distribuídas entre o ensino universitário (2710) e o politécnico (9228).

Segundo o Ministério da Educação e Ciência (MEC), mais de 90 por cento dos candidatos ao ensino superior ficaram colocados na primeira fase, 58% dos quais na sua primeira opção.

Na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior ficaram colocados 42.243 alunos, o que representa 91 por cento das 46.636 candidaturas válidas.

A percentagem de candidatos colocados na primeira fase aumentou relativamente ao ano passado, quando a taxa foi de 88%, e a 2009 (86%), o que traduz a redução do número de candidatos, que este ano foi inferior a 47 mil, quando nos dois últimos anos rondou os 52 mil.

No entanto, o número absoluto de candidatos colocados diminuiu pela primeira vez desde 2005, tendo ficado colocados menos 3.349 alunos do que no ano passado.

Os resultados desta segunda fase serão divulgados a 6 de outubro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados