Açoriano Oriental
Covid-19
Secretário da Saúde dos Açores admite aumento de casos de Ómicron na região

O secretário regional da Saúde dos Açores disse que houve um aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2 com a variante Ómicron na região, sem quantificar, admitindo avançar, esta semana, com novas medidas restritivas.

Secretário da Saúde dos Açores admite aumento de casos de Ómicron na região

Autor: Lusa/AO Online

“Vamos tendo notícia de que há um aumento progressivo de casos da nova variante nos Açores, tal como de resto acontece no mundo, na Europa e a nível nacional”, afirmou o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses, citado numa nota de imprensa.

Na passada sexta-feira, os Açores tinham detetado três casos de infeção de SARS-CoV-2 com a variante Ómicron, aguardando ainda por confirmação do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

O secretário regional da Saúde não revelou quantos casos foram identificados desde então, mas admitiu que houve um aumento.

“Não tenho o número correto, porque estão sempre a surgir análises, mas a perceção que temos é que está a entrar de uma forma intensa esta nova variante, que por aquilo que dizem os especialistas é mais transmissível e menos intensa em termos de carga viral, nos sintomas e no impacto que a doença tem”, avançou.

Clélio Meneses disse que este aumento “era previsível” numa região “aberta ao exterior”, mas sublinhou que as autoridades de saúde estão a acompanhar a evolução da situação.

“Estamos a acompanhar a situação de uma forma muito atenta. Neste momento, para além da obrigatoriedade de uso de máscaras em espaços interiores, de obrigatoriedade de teste e vacina para eventos culturais, sociais ou desportivos, também estamos a incrementar os rastreios”, apontou.

O secretário regional da Saúde admitiu, no entanto, a possibilidade de o executivo adotar novas medidas de controlo da pandemia de Covid-19.

“O Conselho de Governo vai reunir nos próximos dias para, se for necessário, tomar mais alguma medida, que imponha mais algum controle”, revelou.

Segundo o titular da pasta da Saúde, “está a ser preparada uma operação de testagem massiva, através de teste de saliva, a todos os estudantes de Terceira e São Miguel” - as duas únicas ilhas em que foram detetados casos da nova variante - “no início do ano letivo”.

O executivo açoriano vai também disponibilizar testes rápidos de antigénio nos aeroportos da região.

“Disponibilizamos a todos aqueles que voluntariamente queiram fazer um teste de antigénio nos aeroportos, sendo as portas de entrada, essa possibilidade”, revelou.

Clélio Meneses acrescentou que o Governo Regional está “a ultimar o processo burocrático e administrativo de convenções com os laboratórios e com outras entidades clínicas que possam fazer testes rápidos de antigénio”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados