Açoriano Oriental
Sarkozy anuncia plano "sem precedente" para a agricultura
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou um plano "sem precedente" para a crise na agricultura, num montante total de 1.650 milhões de euros, incluindo 650 milhões de "ajuda excepcional" e mil milhões de empréstimos bonificados.

Autor: Lusa / AO Online
A França, primeira potência agrícola da Europa e principal beneficiária da Política Agrícola Comum (PAC), enfrenta uma queda dos preços no sector.

Segundo Nicolas Sarkozy, os preços na produção agrícola recuaram 20 por cento num ano, enquanto os preços no consumidor dos produtos alimentares baixavam 1 por cento.

"Este diferencial é inaceitável. Coloca a nossa produção alimentar em perigo", declarou Sarkozy, numa deslocação a Poligny, no Leste da França.

"Vim propor-lhes um plano sem precedente de apoio excepcional para a nossa agricultura que inclui mil milhões de empréstimos bancários e 650 milhões de euros de apoio excepcional do Estado", disse o Presidente francês.

Precisou que a taxa de juro real dos empréstimos seria reduzido para 1,5 por cento ou até 1 por cento no caso dos jovens agricultores.

Esta medida, explicou, visa permitir a cada agricultor em dificuldade sanear a respectiva situação de tesouraria e investir na próxima campanha.

O mundo agrícola francês manifestou o seu mal-estar, a 16 de Outubro, numa jornada nacional em que reclamou a aprovação com urgência de medidas para o sector.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados