Açoriano Oriental
Ucrânia
Rússia diz que ataque a porto de Odessa não impede saída de cereais

A Rússia afirmou que os ataques russos ao porto ucraniano de Odessa não impedem as exportações de cereais da Ucrânia e a aplicação dos acordos assinados pelas duas partes sob a égide das Nações Unidas e da Turquia.

Rússia diz que ataque a porto de Odessa não impede saída de cereais

Autor: Lusa/AO Online

Os bombardeamentos "visam apenas a infraestrutura militar" e "não estão de todo relacionados com a infraestrutura usada para aplicação do acordo sobre as exportações de cereais", afirmou o porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dimitri Peskov.

"É por isso que não podem nem devem impedir o início do processo de carregamento [dos cereais]", acrescentou Peskov, no 'briefing' diário aos jornalistas.

A Rússia, que tem em curso uma ofensiva militar à Ucrânia desde 24 de fevereiro, bombardeou no sábado o porto de Odessa, vital para o escoamento e comercialização dos cereais ucranianos.

Estes bombardeamentos foram feitos no dia seguinte ao da assinatura de acordos que envolveram a Rússia, a Ucrânia, a Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU), para permitir a exportação de cereais a partir de território ucraniano.

A Ucrânia é um dos maiores produtores de cereais do mundo e a ofensiva russa está a gerar o risco de uma crise alimentar mundial.

Os acordos assinados na sexta-feira preveem a criação de corredores para a exportação de 25 milhões de toneladas de cereais retidos nos portos do Mar Negro.

Numa cerimónia realizada na cidade turca de Istambul, com a mediação da Turquia e da ONU, foram assinados dois documentos similares mas separados - já que a Ucrânia recusou assinar o mesmo papel que a Rússia -, devendo o protocolo vigorar durante quatro meses, sendo, no entanto, renovável.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados