Açoriano Oriental
Volta Cidade do Funchal
Rui Silva vence prova pela sétima vez
O português Rui Silva, atleta do Sporting, venceu a 49ª edição da Volta à Cidade do Funchal

Autor: Lusa/AO
O português Rui Silva, atleta do Sporting, venceu a 49ª edição da Volta à Cidade do Funchal, conseguindo o feito de alcançar a sétima vitória na prova madeirense, ao cumprir os seis quilómetros em 16.44 minutos.

    O ex-campeão mundial dos 1.500 metros em pista coberta e antigo bicampeão europeu da distância bateu no "sprint" final o queniano Kiprono Menjo, vencedor das duas últimas edições da prova, que terminou com um segundo de atraso em relação ao português.

    No terceiro lugar ficou o também queniano Edwin Kipkorir, jovem esperança da modalidade, ao gastar mais dois segundos que Rui Silva, deixando para trás Peter Kamais, segundo classificado nas duas últimas edições desta prova insular.

    No sector feminino, a vitória escapou às portuguesas e sorriu à queniana Eunice Jepkorir (18.39 minutos), que nos últimos metros deixou para trás Jessica Augusto (Maratona), batendo por sete segundos a vencedora do ano passado.

    No terceiro posto, ficou Fernando Ribeiro, ex-campeã olímpica, mundial e europeia dos 10 mil metros e vencedora da Volta à Cidade do Funchal por cinco vezes, que efectuou o percurso em 19.03 minutos.

    Rui Silva fez questão de encabeçar sempre a corrida, lado a lado com Menjo e Kamais, que tentavam dar os seus habituais esticões, mas o russo Abramov, vencedor da Volta a Paranhos 2007, ainda tentou a sua sorte, sendo imediatamente apanhado pelo trio da frente.

    Até quase à meta, a luta parecia resumida a Rui Silva, Menjo e Kamais, mas este último deixou-se surpreender ainda por Kipkorir.

    No final, Rui Silva manifestou-se "muito contente com a vitória", afirmando que a prova correu como esperava: "Já sabia que os quenianos iriam tentar esticar para evitar a minha ponta final, nunca os deixei ir embora e, no fim, foi só sprintar".

    No sector feminino, Jessica Augusto tentou acompanhar o ritmo de Eunice Jepkorir, terceira nos 3.000 obstáculos dos Campeonatos do Mundo 2007, mas no final a queniana revelou-se mais forte.

    "Foi pena. Tentei tudo, mas tenho que reconhecer que a vencedora foi mais forte. Só quero agradecer todo o apoio que me deram ao longo da prova e prometer que, por mim, para o ano estou cá outra vez", disse.

    Fernanda Ribeiro manifestou-se "satisfeita com o terceiro lugar", apesar de ter admitido "alguns problemas de confiança".

    A 49ª edição da Volta à Cidade do Funchal, também conhecida pela São Silvestre da Madeira, teve um recorde de participações, superando os 1200 inscritos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados