Açoriano Oriental
Sociedade
Ribeira Grande vai geminar-se com Somerville
A cidade açoriana da Ribeira Grande vai geminar-se com Somerville, no estado norte-americano do Massachusetts, onde a abundância de sobrenomes como Pereira, Correia ou Moniz reflecte a escolha migratória de muitos naturais deste concelho de S. Miguel.
Ribeira Grande vai geminar-se com Somerville

Autor: Lusa / AO online
 Somerville, onde residem muitos açorianos oriundos da Ribeira Grande, é actualmente uma das regiões dos EUA com maior densidade populacional de origem portuguesa e brasileira.

A geminação entre as duas cidades já foi aprovada pela Câmara da Ribeira Grande, estando prevista a sua discussão na Assembleia Municipal em meados de Dezembro.

O documento aprovado pelo executivo municipal considera ser “muito significativa” a presença de naturais da Ribeira Grande em Somerville, destacando a “abundância” de sobrenomes como Pereira, Correia, Moniz, Farias, Melo ou Ferreira, “tidos como provenientes deste concelho do norte de S. Miguel”.

A presença dos emigrantes da Ribeira Grande nesta região dos EUA remonta a meados do século XX, como provam várias fichas existentes no Museu da Emigração Açoriana.

A importância da comunidade portuguesa em Somerville está patente na existência de uma Escola Oficial de Língua Portuguesa, além de várias associações desportivas e recreativas.

A ‘Pacheco Hardware Store’, do açoriano Álvaro Pacheco, é uma das marcas da presença dos emigrantes da Ribeira Grande nesta cidade norte-americana, onde também exploram postos de abastecimento de combustíveis e possuem um escritório de advocacia, entre outras actividades.

Recentemente, os tops musicais destacaram a música de Sandro G, um rapper de Somerville que é natural de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados