Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
O adiamento para Outubro do início da troca de seringas nas prisões, a detenção de um gang búlgaro e o pagamento de milhares de quotas do PSD só por quatro militantes são hoje destaques da imprensa de Lisboa.

Autor: Lusa/AO
O Público destaca em manchete que “Governo adia início da troca de seringas nas prisões”, referindo que o programa, previsto para se iniciar hoje nos estabelecimentos prisionais de Lisboa e de Paços de Ferreira, foi adiado para meados de Outubro.

    O matutino, que cita Henrique Barros, responsável da Coordenação Nacional para a Infecção do VIH/Sida, diz que o programa começa hoje apenas numa “vertente teórica”.

    Na capa, o jornal realça também a morte do mímico francês Marcel Marceau, 84 anos.

    “Fronteiras marítimas sem segurança”, “PS quer unir a oposição na luta à corrupção”, “FC Porto vence e reforça liderança” e “Freiras budistas marcham contra ditadura militar” são outros títulos do Público.

    “Milhares de quotas do PSD pagas só por 4 militantes” é a manchete do Diário de Notícias.

    O jornal adianta que o “Conselho de Jurisdição do PSD vai hoje analisar queixas de pagamento de quotas por atacado na Figueira da Foz, na Amadora, em Linda-a-Velha e em Famalicão, onde apenas quatro pessoas pagaram quotas de cerca de três mil militantes”.

    O DN puxa também para a capa “EUA apoiam revolta na Birmânia”, “Ministério da Justiça perde poder sobre a PJ”, “[Presidente da câmara de Lisboa] António Costa tira IPO [Instituto Português de Oncologia] a Oeiras” e “Discussão no BCP adiada para 2008”.

    Também o DN, chama hoje à primeira página a morte do mímico francês Marcel Marceau.

    No que diz respeito ao desporto, o DN realça a vitória do FC Porto por 2-0 frente ao Paços de Ferreira, o empate entre o Benfica e o Sporting Braga (0-0) e o empate a duas bolas entre Sporting e o Vitória de Setúbal.

    O DN refere que com esta vitória o FC Porto aumentou a vantagem sobre Benfica (seis pontos) e Sporting (cinco).

    “Vestígios de Maddie só para pesquisas”, “Tiroteio entre `gangs´ em Chelas” e “Police regressam 27 anos depois” são outros títulos do DN, que destaca ainda um artigo de opinião de Manuel Maria Carrilho no qual refere que o “PS precisa de se reformar a si próprio”.

    O Correio da Manhã escolheu hoje para manchete o título “Gang búlgaro rouba em contas portuguesas”.

    Segundo o CM, a PJ prendeu na sexta-feira um gang de búlgaros e croatas que se preparava para fazer levantamentos de dinheiro em massa nas caixas de Multibanco com cartões falsos.

    Sobre o caso Madeleine, o CM salienta uma sondagem que indica que os portugueses apoiam a Polícia Judiciária.

    “Falências individuais duplicaram em 2006” e “[José] Mourinho assume paragem de dois meses” são outros temas do CM, que realça ainda vitória do FC Porto frente ao Paços de Ferreira e os empates de Benfica e Sporting em jogos da quinta jornada da Liga portuguesa de futebol.

    O 24horas faz manchete com o título “Encontrem o corpo de Maddie ou os McCann escapam”, um alegado ultimato lançado pelo Ministério Público à Polícia Judiciária.

    O diário puxa também para a capa “Como John Terry traiu o `amigo [José] Mourinho´”, “Não há impressos para o subsídio de gravidez”, “Seis carros baleados em Lisboa” e “Tribunais num caos com novo Código de Processo Penal”.

    Na primeira página, o Jornal de Notícias anuncia que “Devolução da caução da luz não chega a 5 euros”.

    O JN refere que muitos dos clientes da EDP receberão “ainda menos do que um euro” e que os valores médios da Portgás são mais elevados e mais fáceis de receber do que os da EDP.

    “FC Porto reforça liderança”, “Condenados por homicídio poderão sair em liberdade”, “Campanha do PSD faz-se por mensagens de telemóvel”, “Morreu o mimo Marcel Marceau” e “Filomena Pinto da Costa julgada por fraude fiscal” são outras chamadas de capa do JN.

    O Jornal de Negócios avança na primeira página “Nova gestão da PT quer criar colosso afro-americano”, destacando que o presidente da PT, Henrique Granadeiro, anuncia projecto megalómano para a América Latina.

    Na capa, o económico salienta ainda que o presidente da Vodafone, António Carrapatoso, foi sondado para liderar a PT.

    “Fisco investiga 45 mil poupanças aplicadas no estrangeiro”, “Benfica: Clube acaba parceria com a SIC por causa do Expresso” e “Jerónimo Martins abre 1000ª loja na Polónia” são assuntos abordados no JdN.

    “Teixeira Duarte desiste e aceita plano de Jardim Gonçalves” é a manchete do Diário Económico, realçando que Jardim Gonçalves apresenta hoje a sua proposta.

    O económico diz ainda que o banqueiro evita nova Assembleia-Geral e passa a liderar a discussão sobre o futuro do Banco.

    O DE destaca ainda “Os desafios do novo homem forte do Fisco [José Azevedo Pereira]”, “Sporting recupera passes de jogadores” e uma entrevista ao presidente da PT, Henrique Granadeiro.

    A Bola ilustra a sua primeira página com uma fotografia de Lisandro Lopez, autor dos dois golos da vitória sobre o Paços de Ferreira, por 2-0, acompanhado por Lucho Gonzalez, e fala na sua manchete num “Tango Azul”.

    O jornal não esquece os empates do Sporting, frente ao Vitória de Setúbal (2-2), e do Benfica, em Braga (0-0), que deixou os dragões com cinco pontos de avanço sobre os leões e seis sobre as águias.

    Os desaires de Benfica e Sporting na jornada do fim-de-semana merecem manchete em O Jogo e no Record, com o primeiro a afirmar que “Deixaram fugir o dragão” e o segundo a dizer que estão “Unidos na desgraça”.

    Outra notícia comum às primeiras páginas dos jornais desportivos de hoje é a grave lesão sofrida pelo defesa internacional português Jorge Andrade, jogador da Juventus, que deverá ficar sem jogar até final da época.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados