Açoriano Oriental
Revista de Imprensa Nacional
 O acordo sobre o novo Tratado Europeu, as listas de espera para uma cirurgia em Portugal, a crise no BCPe o processo Apito Dourado são alguns dos destaques da imprensa de hoje.

Autor: Lusa/AO online
    O jornal Público escreve que “listas de espera em Portugal são 10 vezes maiores que em Espanha”, referindo-se a um relatório do Tribunal de Contas sobre o acesso às cirurgias em meio hospitalar.

    O matutino realça a expressão do primeiro-ministro aquando o anúncio do acordo histórico que permitiu chegar ao novo tratado europeu e ilustra com uma fotografia de José Sócrates, sob a legenda: “Porreiro, pá!”.

    O destaque do Jornal de Notícias também vai para o acordo sobre o Tratado Europeu e para o desabafo de José Sócrates, mas chama a atenção para “a dúvida dos referendos”.

    “Petróleo não pára de subir e já vai nos 90 dólares” é o outro título do diário, que acrescenta “euro com valorização recorde face à moeda americana” e “especulação aumenta com ameaça de invasão do Iraque pela Turquia”.

    A manchete do Diário de Notícias vai para “remédios para artrite vão ser gratuitos”, sem esquecer o Tratado Europeu, sob o título “Tabu sobre referendo”, com a fotografia do abraço entre José Sócrates e Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.

    O semanário Expresso realça que o “Banco de Portugal quer actas do BCP”, adiantando que a decisão de declarar incobráveis dívidas de Filipe Jardim Gonçalves foi tomada por Filipe Pinhal, actual presidente executivo do BCP, sem ouvir o conselho de administração.

    Pelo que, segundo fontes da administração do maior banco privado português, citadas pelo Expresso, a diligência do Banco de Portugal é inútil, já que o assunto não foi discutido na administração, apesar de as circunstâncias o recomendarem.

    O jornal Correio da Manhã chama à primeira página o processo Apito Dourado e escreve “PJ fez lista de árbitros amigos”, sustentando que “Judiciária analisou suspeitas de viciação de resultados em 39 jogos da I Liga que envolvem o FC Porto, Boavista e Leiria”.

    O semanário Sol destaca a entrevista ao Procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro, que fala da impunidade nas escolas, da violência sobre os idosos, das escutas telefónicas, das alterações das leis penais e do péssimo ambiente que se vive nos bairros periféricos, a propósito os incidentes nos subúrbios de Paris.

    O 24 Horas escreve que “Sócrates esteve na farra até às 3 da manhã”, acrescentando que a “festa para comemorar acordo europeu teve lugar no terraço do Pavilhão Atlântico e foi regada com espumante português”.

    Na imprensa desportiva, o destaque vai para a troca de palavras entre os técnicos do Benfica, António Camacho, e do Sporting, Paulo Bento, sobre a arbitragem em Portugal.

    O Jogo escreve “Picados”, enquanto que no Record lê-se “faca na liga”.

    A Bola destaca que dez árbitros portugueses mostram “cartão vermelho à intol
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados