Açoriano Oriental
Revista de Imprensa Nacional
O acordo entre o Governo e o PSD sobre o Orçamento do Estado do próximo ano é o principal destaque dos jornais de hoje, que realçam ainda que o ex-ministro Mário Lino está a ser investigado por corrupção.

Autor: Lusa / AO Online

Ministro “Teixeira [dos Santos] fecha acordo em casa de [Eduardo] Catroga”, realça a manchete do Expresso, salientando que o “Governo cedeu para poder fechar negociação”.

Também o Diário de Notícias (DN) destaca que o “Acordo para o Orçamento entre Governo e PSD [foi] fechado à noite em casa de Catroga”.

“O PSD consegue que tetos às deduções em IRS se apliquem só aos 50 mil mais ricos, mas abdica da subida do IVA para 23 por cento, mesmo sem a descida simbólica da taxa social única”, realça o DN, acrescentando que as “Grandes obras públicas param seis meses, mesmo o TGV, e cabaz alimentar fica com IVA de 6 por cento”.

Sobre o mesmo assunto, o Jornal de Notícias (JN) adianta que “1,6 milhões de famílias escapam à subida do IRS”, porque o acordo alcançado “não penaliza deduções até ao 6.º escalão”.

O Correio da Manhã (CM) acrescenta que “Cavaco força acordo orçamental”, o Público destaca também que “Cavaco empenhou-se no acordo alcançado” e o Diário Económico (DE) que “Cavaco Silva impõe acordo no Orçamento a Governo a PSD”.

A edição de fim de Semana do i sublinha que, desta forma, o “PSD oficializa abstenção”.

O Diário Económico realça que o líder do PSD, Passos Coelho, considerou numa conferência promovida pelo jornal que “Portugal não tem qualquer margem para errar”.

O DE revela ainda que “Mais de 40 por cento dos desempregados não recebe subsídio”.

O Expresso destaca que o “Ouro do Banco de Portugal valorizou 2,4 mil milhões só em 2010”: no final de 2009, "as reservas do Banco de Portugal valiam 9,4 mil milhões, hoje valem quase 12 mil milhões”.

Acerca do processo “Face Oculta”, o Expresso, o CM, o Público e o DN destacam que o ex-ministro Mário Lino está a ser “investigado por corrupção".

“Os procuradores do processo ‘Face Oculta” abriram um inquérito-crime autónomo para investigar atuação de ex-ministro”, acrescenta o semanário.

Sobre o mau tempo, o CM realça que “Temporal provoca inundações em Lisboa”, o DN que “Lisboa [teve] a maior tromba d’água em 13 anos” e o JN que o “Dilúvio alagou a baixa e paralisou a cidade”.

No plano internacional, o Público destaca que “Aviões de carga dos EUA tinham explosivos” a bordo e o DN sublinha que o Presidente norte-americano “confirma material explosivo em dois aviões”, no Dubai e em Londres, que tinham “como alvo sinagogas em Washington”.

O desportivo A Bola destaca que o argentino do Benfica Aimar marcou “um golo para Maradona”, que completa hoje 50 anos, uma jogada que o Record titula “Aimar à Maradona”.

Ainda sobre o encontro com o Paços de Ferreira, que o Benfica venceu por 2-0, O Jogo realça que os encarnados estão “Blindados para o dragão”, depois de "cinco vitórias seguidas sem nenhum golo sofrido”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados