Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
Os jornais de Lisboa destacam hoje a hipótese da queda de produção do petróleo poder provocar uma nova crise energética, a alegada penalização de 300 mil reformados e o aumento do consumo da droga.

Autor: Lusa/AO
"Baixa produção de petróleo pode provocar nova crise energética" escreve em manchete o Público, que adianta que o Mundo está a consumir 85 milhões de barris por dia, mas em 2030 vai precisar de 106 milhões.

    Noutro destaque, o jornal diz que Emídio Rangel foi convidado pela Zon para projectar o quinto canal de televisão.

    "Ministério [da Defesa] vende 192 imóveis para pagar a militares", "PR lembra direito ´constitucional´ à manifestação" e "Legumes tortos de regresso aos mercados da União Europeia", são outros títulos na capa do Público.

    O Correio da Manhã realça "Estado penaliza 300 mil reformados", que terão de passar a contribuir em 14 meses para a ADSE.

    O processo conhecido como "Máfia da Noite", que quarta-feira foi a julgamento, surge também em destaque no jornal, que acrescenta que uma testemunha pediu a saída dos acusados da sala de audiência para falar.

    "Consumo de droga está a aumentar" afirma o Jornal de Notícias, adiantando que as contra-ordenações, tratamentos e mortes com resultados positivos de estupefacientes estão a subir entre 8 e 45 por cento.

    A ministra da Educação consta também da primeira página do jornal, que refere que Maria de Lurdes Rodrigues não vai ceder na avaliação.

    "Petróleo a descer vai permitir às petrolíferas não pagar taxa Robin", titula ainda o Jornal de Notícias.

    O Diário de Notícias avança que as "Transferências suspeitas do BPN sempre estiveram na Internet".

    O jornal destaca uma entrevista a Graça Machel, mulher de Nelson Mandela, em que diz: "vejo em Obama [o futuro presidente dos Estados Unidos] o novo Mandela.

    "Propinas subiram 158 por cento nos últimos seis anos" destaca o diário.

    "Sócrates diz que [Manuel] Alegre nunca dá razão ao PS" e "PS acusa Cavaco [Silva] de falta de acção na Madeira", são outros assuntos que constam da capa do Diário de Notícias.

    O 24horas avança que as estrelas da SIC estão a receber propostas de rescisão e adianta que o proprietário do canal, Francisco Pinto Balsemão, enviou um e-mail a todos os trabalhadores da estação para que se despeçam, para reduzir custos.

    O Diário Económico afirma que o Governo vai reforçar os poderes do Banco de Portugal, estando a alterar as leis para dar mais poderes aos supervisores.

    As novidades das novas linhas de crédito para as Pequenas e Médias Empresas (PME), é outra matéria que o jornal puxa para a primeira página.

    "Crédito é o mais caro da Europa para as pequenas e médias empresas" realça o Jornal de negócios, que ainda noticia a intenção do governo em avançar até 2009 com uma nova lei para as infracções financeiras.

    Nas revistas, a Visão destaca um guia para os desempregados reagirem "aos tempos difíceis", enquanto a Sábado apresenta "As novas guerras no clã Champalimaud", relacionadas com a divisão da fortuna de António Champalimaud, falecido há quatro anos.

    O Benfica está hoje nas capas dos matutinos desportivos, com os desejos do guarda-redes Quim para prenda de aniversário e a contratação de um futebolista das camadas jovens.

    “Quero prenda só em Mário: ser campeão”, anuncia A Bola em grande título, referindo-se ao 33º aniversário de Quim, que hoje se cumpre, adiantando que o jogador considera que “todos os benfiquistas merecem festejar”.

    O matutino diz ainda que o brasileiro Derlei foi “abordado para renovar” no Sporting e que o uruguaio Fucile lamenta cotovelada de Liedson no jogo Sporting-FC Porto, referindo: “só não parti os dentes por sorte”.

    O Jogo diz que “Quim faz hoje 33 anos e abre o coração”, acrescentando no título principal: “só quer uma prenda: o título”.

    O jornal destaca também a contratação do futebolista Pimenta até 2012, das camadas jovens do Benfica, e apresenta o observador do Sporting-FC Porto, “o chefe das obras de Ferreira do Alentejo que deu +bom+ a Bruno Paixão”.

    O Record escolheu para manchete a contratação de Pimenta, anunciando “Rui Costa escolhe Pimenta”, referindo que vai ser assinado um “contrato por 4 anos para pérola da Luz”.

    O matutino indica que “director desportivo do Benfica [Rui Costa] empenhou-se pessoalmente para segurar o craque dos juniores e internacional sub-19” e anuncia que Daniel Carriço (Sporting) “corre para o onze”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados