Revista de imprensa nacional

Notícias de que a crise está a dificultar a recolha de fundos para os pobres e que os gestores de uma empresa municipal de Lisboa gastaram 64 mil euros em almoços estão hoje em destaque na imprensa lisboeta.


"Crise está a afectar as campanhas de recolha de fundos para os pobres" escreve o Público em manchete, adiantando que as famílias que contribuíram estão agora entre os necessitados.

    Este jornal destaca também o Plano Nacional de Leitura, cuja segunda Conferência Internacional se realiza hoje em Lisboa, e acrescenta que as "crianças e os jovens gostam cada vez mais de livros".

    "Gestores gastam 64 mil euros em almoços" lê-se no título principal do Correio da Manhã, que escreve ainda "Escândalo na câmara de Lisboa".

    A vitória do Sporting na Taça dos Campeões frente ao Shakhtar por 1-0 merece também relevo na primeira página deste diário, realçando a prestação do jogador Liedson, o autor do único golo da partida.

    "Leonor Cipriano confessou morte da filha Joana" e "Crise provoca paragem forçada na Auto-Europa" são outros títulos.

    O Jornal de Notícias diz que o computador "´Magalhães tem 400 mil alunos em lista de espera" e "Três antigos administradores da Gebalis [empresa municipal de Lisboa], acusados de gestão danosa".

    Este diário puxa ainda para capa a vitória do Sporting e a expulsão do antigo presidente da câmara de Marco de Canaveses da sala de julgamento por má educação.

    "Só os menos qualificados podem sair da função pública" destaca o Diário de Notícias, sobre a intenção do governo em impedir a saída de quadros superiores do Estado.

    Em evidência neste jornal estão também declarações do jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos: "Temos grandes autores, mas ninguém lê porque são intragáveis".

    A vitória do Sporting também é assunto de capa no Diário de Notícias, adiantando que Liedson vai pedir a naturalização portuguesa.

    "Governo admite nacionalizar bancos faltosos" e "Investigação criminal recebe mais 14 milhões de euros" de euros, são outros títulos.

    O 24horas aborda na capa o estado de saúde do humorista Badaró, internado no Instituto Português de Oncologia.

    "Estado pode limitar salários na banca" diz o Diário de Notícias que noticia ainda que a Portugal Telecom vai injectou 417 milhões de euros no fundo de pensões.

    O Jornal de Negócios afirma que os "Custos com as parcerias entre Estado e privados aumentam mais de 50 por cento".

    "Comissão dos Mercados de Valores Mobiliários critica optimismo dos analistas financeiros portugueses" escreve ainda o jornal.

    A revista Sábado destaca uma entrevista com o jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos, enquanto a Visão realça as eleições norte-americanas, sob o título "América 2008. À procura de um salvador".

    Os matutinos desportivos destacam hoje Liedson, autor do golo com que o Sporting derrotou quarta-feira o Shakthar Donetsk (0-1) para a Liga dos Campeões.

    “Liedson histórico”, anuncia A Bola, referindo que o clube de Alvalade está “à beira do grande salto europeu”.

    O matutino assinala que o treinador da equipa ucraniana tinha razão ao anunciar antes do jogo que receava o avançado leonino: “Tinha razão Lucescu: Liedson mete medo e… mete golos. Tantos que, ontem, se tornou o melhor marcador do Sporting na Europa”.

    Sobre o desafio de hoje entre o Hertha de Berlim e o Benfica, a contar para a Taça UEFA, o matutino diz que “Quique quer vencer em Berlim”.

    “Magnífico 31”, comenta O Jogo, com imagem do remate de Liedson que deu o golo solitário no Shakthar-Sporting, e refere que o avançado brasileiro revelou que “vai ser… português”.

    O jornal diz que “Levezinho concretiza passe de calcanhar de Derlei e já é o melhor de sempre do Sporting na Europa” e cita a declaração do treinador Paulo Bento: “mais perto do objectivo”.

    O matutino refere que “Berlim não mete medo a Luisão e Nuno Gomes” e que “Quique tem fórmula contra maldição alemã”.

    O Record assinala “Liedson para a história”, com foto do jogador e de João Moutinho e Miguel Veloso nos festejos do golo, referindo que o avançado brasileiro “já é o melhor marcador do Sporting na Europa”.

    O matutino assinala que “próximo jogo pode garantir apuramento inédito” e refere que “assistência de Derlei e exibição de Polga marcam vitória na Ucrânia”.

    Sobre o Hertha-Benfica de hoje, o Record diz que o clube da Luz está “à procura do primeiro triunfo na Alemanha”, citando a promessa de Nuno Gomes: “vamos quebrar o enguiço”.
PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares