Açoriano Oriental
Requalificação em estrada nas Capelas terminada até segunda-feira, diz Governo dos Açores

As obras de requalificação na entrada nascente da freguesia de Capelas, em Ponta Delgada, estão concluídas até segunda-feira, anunciou esta sexta feira a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores.


Autor: AO Online/ Lusa

"O investimento foi cerca de 200 mil euros, a obra foi executada em menos de um mês e meio e foi feita por administração direta da Direção Regional das Obras Públicas. Estará pronta no primeiro dia de aulas, como tem de ser", avançou Ana Cunha à agência Lusa durante uma visita ao local, apontando a requalificação da zona envolvente à escola EBI das Capelas "como a parte principal da obra".

A governante destacou a criação de "uma nova disciplina de trânsito e de estacionamento", o que vai "facilitar o trânsito" e a largada e tomada de passageiros.

"No trânsito, respeita-se a largada e tomada de estudantes na escola, para facilitar o trânsito de quem vem trazer e buscar os alunos. Em termos de estacionamento, criou-se uma disciplina que separa o transporte coletivo do transporte individual, com uma zona exclusivamente destinada a autocarros, separada da outra", explica.

A zona alvo da intervenção era onde se situava o terminal de autocarros de Capelas, que devido às mudanças foi deslocalizado para outra zona da freguesia.

"Quem esteve aqui antes, nem conseguia ver bem a escola tendo em conta a grande quantidade de autocarros que estacionava aqui na frente. A entrada para a escola era pouco fluida e pouco aberta e agora está mais disciplinada", defende Ana Cunha, destacando que foi criada uma "zona onde a circulação está completamente separada nos dois sentidos por uma espécie de rotunda", o que, no entender da governante, "facilita a circulação".

A obra também se estendeu aos passeios da zona nascente da freguesia, de modo a garantir a "segurança" dos peões.

"A obra estende-se, não só com a repavimentação, mas também com o arranjo de todas as zonas de drenagem da estrada e com a execução de passeios para que a circulação pedonal nesta zona de grande afluência em época de aulas se faça com maior segurança e comodidade", concluiu.

Questionada sobre as acusações de má gestão na SATA levantadas recentemente numa reportagem da TVI, a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas disse que se irá pronunciar em "sede própria" sobre o assunto.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados