Açoriano Oriental
Política
Representante da República ouve partidos antes de nomear novo Governo
O Representante da República para a Região Autónoma dos Açores inicia quinta-feira o processo de nomeação do novo executivo regional, saído das eleições de 19 de Outubro, com a audição dos partidos que terão assento parlamentar.

Autor: Lusa/AOonline
A informação foi avançada hoje à agência Lusa por fonte do gabinete de José António Mesquita, ao adiantar que o Partido Popular Monárquico (PPM) e o Bloco de Esquerda (BE) serão os primeiros a serem ouvidos quinta-feira.

    No dia seguinte, o Representante da República reúne-se com o CDS/PP e o PCP/PEV (CDU), na segunda-feira com o PSD e na terça-feira com o PS.

    É neste dia (terça-feira) que é anunciada a nomeação do presidente do Governo Regional dos Açores e, possivelmente, do restante executivo que será liderado por Carlos César.

    Depois de cumprida esta formalidade, determinada pelo nº. 1 do artº. 48º do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, competirá à Assembleia Legislativa Regional dar posse ao executivo de acordo com a Constituição da República.

    Tendo em conta os prazos legais, a Assembleia Legislativa deverá reunir para a verificação de poderes dos candidatos eleitos e dar posse ao Governo Regional a partir de 17 de Novembro.

    O Parlamento regional passa, pela primeira vez na sua história, a ter seis forças políticas, num total de 57 deputados.

    O PS tem 30 deputados e maioria absoluta, o PSD 18, o CDS/PP cinco, o Bloco de Esquerda dois e a CDU e o PPM um parlamentar cada.

    Apenas duas das oito forças políticas que concorreram às eleições de Outubro - MPT e PDA - não conseguiram eleger qualquer deputado.

    A abstenção atingiu os 53,2 por cento, o valor mais elevado da história nas eleições regionais, ficando muito acima dos 46,7 por cento registado no acto eleitoral anterior em 2000.

    O PS venceu a 19 de Outubro as eleições regionais dos Açores, com 49,96 por cento dos votos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados