Açoriano Oriental
Ensino Superior
Reitor da UAç anuncia corte de 9.25% no orçamento
O reitor da Universidade dos Açores (UAç), Jorge Medeiros, anunciou esta segunda-feira que a instituição vai sofrer um  corte de 9.25% no orçamento, o que equivale a um valor de 1,3 milhões de euros.
Reitor da UAç anuncia corte de 9.25% no orçamento

Autor: Ana Carvalho Melo
Jorge Medeiros explicou que a Universidade dos Açores vai tentar amenizar os efeitos deste corte com redução de despesas de funcionamento ao nível de água, electricidade e segurança.

O anúncio foi feito esta manhã na cerimónia de assinatura de dois protocolos de cooperação entre a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social e a Universidade dos Açores, para a Reconversão Profissional de Licenciados e Qualificação de Jovens com o 12.º ano, que decorreu no salão Nobre da Reitoria da Universidade dos Açores.

Na altura o director regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor afirmou que existem actualmente na região menos de 150 jovens licenciados desempregados, sendo que mais de 90% destes saem do desemprego em menos de um ano, ficando menos de cinco meses em média no desemprego.

Estes dados levaram Rui Bettencourt a afirmar: "Há, pois, uma falsa questão em argumentos que temos ouvido nos críticos do costume e que tem a ver com uma alegada inutilidade da qualificação das pessoas. Basta atentar nos números: temos mais de 5.000 desempregados sem o 9º ano e não qualificados, e menos de 150 licenciados."
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados