Autor: Lusa/AO Online
De acordo com a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), que hoje divulgou o relatório relativo a outubro, o registo de veículos novos em Portugal caiu 41,2% no mês passado, uma contração que, na UE, foi de 9,4%, no mesmo período.
Entre janeiro e outubro deste ano, Portugal foi o país da UE cuja procura por automóveis novos mais caiu (-52,4%), seguindo-se a Grécia (-46,8%), o Chipre (-44,8%), a Itália (-33%) e Espanha (-25,2%).
Comparando apenas outubro de 2012 com o mesmo mês de 2011, todos os grandes mercados europeus encolheram: na Alemanha, a contração foi de 3,8%, no Reino Unido de 8,6%, em França de 9,8%, em Itália de 16,4% e em Espanha de 20,4%.
Ao todo, foram registadas 147,211 novas unidades nos países da União Europeia.
Numa análise dos dez primeiros meses do ano, a queda na procura de automóveis novos também se verifica nos grandes mercados europeus: no Reino Unido foi de 3,6%, na Alemanha de 4,1%, em França de 8%, em Espanha de 25,2% e em Itália de 33%.
No total, foram registados 1,429,287 novos veículos entre janeiro e outubro deste ano na UE.