O Governo Regional dos Açores gastou 20.120.011,2 euros (20,1 milhões de euros), entre 1 de janeiro de 2024 e 30 de junho de 2026, com a deslocação de profissionais de saúde para os três hospitais públicos da Região.
A informação consta na resposta do executivo regional ao requerimento apresentado pelo PS/Açores, intitulado “Custo com deslocação de profissionais de saúde nos Açores”, publicado no sítio oficial da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA).
De acordo com a informação disponibilizada, o Governo Regional dos Açores gastou 6.976.370,25 euros (6,9 milhões de euros) em 2024 com a deslocação de profissionais de saúde, 8.858.345,71 euros (8,8 milhões de euros) em 2025 e 4.285.295,24 euros (4,2 milhões de euros) no primeiro semestre de 2026.
A tutela ressalva que estão incluídos os profissionais de saúde com contratos de prestação de serviço.
No período já mencionado, relativamente aos profissionais originários de outras unidades de saúde da Região que prestaram serviço nos hospitais da Região em regime de deslocação, o executivo regional adianta que foram realizadas 14 deslocações de médicos para o Hospital Santo Espírito Ilha Terceira (HSEIT), 22 médicos para o Hospital da Horta (HH) e sete enfermeiros para o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).
Executivo dá nota positiva
O executivo regional dá uma avaliação positiva ao funcionamento do sistema de deslocação de profissionais de saúde, como instrumento complementar de organização do Serviço Regional de Saúde (SRS) e garantia de acesso a cuidados especializados em todas as ilhas da Região.
A entidade governamental sustenta que este mecanismo tem garantido a presença regular de profissionais e equipas em ilhas onde não existe disponibilidade permanente de determinadas especialidades.
O executivo regional salienta que este sistema deve manter uma natureza complementar, não substitui a política de recrutamento e fixação de profissionais no SRS.
Mais de 250 vagas em 30 meses para os hospitais
Questionado sobre o número de procedimentos concursais abertos entre 1 de janeiro de 2024 e 30 de junho de 2026, o Governo Regional dos Açores afirma que 150 ocorreram para o HDES, 63 para o HSEIT e 45 para o HH.
No Hospital do Divino Espírito Santo, foram abertos 23 concursos em 2024, 99 em 2025 e 28 até junho de 2026. A carreira com mais novas vagas foram de enfermagem, com 82. Seguindo-se a médica, com 58, e dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, com 10.
Relativamente ao Hospital da Ilha Terceira, 15 concursos foram abertos em 2024, 27 em 2025 e 21 no primeiro semestre de 2026. Novamente, a carreira com mais vagas foram de enfermagem, com 28. Seguindo-se a a médica, com 24, de técnico auxiliar, com cinco, e dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, com três.
Já o Hospital da Horta, foram abertas 17 vagas em 2024, 22 em 2025 e seis nos primeiros seis meses do ano. Tal como aconteceu nos outros dois hospitais públicos da Região, a carreira da enfermagem “lidera” o número de concursos, com 31. Seguindo-se a médica, com nove, a dos técnicos superiores, com cinco, e a de técnico auxiliar de saúde, com três.
Valores dos contratos
O executivo adianta, igualmente, os valores pagos aos profissionais de saúde contratados em regime de prestação de serviços e dos profissionais deslocados de outros hospitais e unidades de saúde, tendo sido aplicado o horário variável em todas as categorias.
Na categoria dos médicos, o pagamento à hora é de 30 a 67 euros, com um custo de 15 a 46 euros por consulta, consoante a especialidade. Além disso, a prevenção tem um custo de 25 a 33,50 euros por hora, já a presença física(PF), tem um custo de 60 euros por hora, em várias especialidades.
Relativamente aos enfermeiros, o pagamento à hora é de 10,86 euros por hora diurna e 21,73 euros por hora noturna. Já a psicóloga tem o custo de 15 euros por consulta ou relatório e os profissionais da terapia da fala com um custo de 10,86 euros por hora diurna.
