Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Na ilha de São Miguel, do total dos 17 novos casos, 13 dizem respeito às cadeias de transmissão anteriormente identificadas; há um novo caso por aferir; dois novos casos são resultantes de uma nova cadeia de transmissão na Ribeira Grande, e um caso positivo resultante do rastreio em que decorre na Vila de Rabo de Peixe.
A Autoridade de Saúde Regional, adianta, em nota, que no decurso de uma investigação epidemiológica verificou-se que um caso positivo reportado na quinta-feira, inicialmente alocado ao concelho da Ribeira Grande (freguesia de Rabo de Peixe) se encontra a residir no concelho de Ponta Delgada (freguesia de Capelas).
Em relação à ilha Terceira, dos sete novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas, cinco reportam-se às cadeias de transmissão anteriormente identificadas; há dois novos casos em Angra do Heroísmo, com histórico de viagem ao exterior da Região e que positivaram ao 6º dia (um residente e outro não residente).
23 recuperações nas últimas 24 horas
Foram registadas 23 recuperações nas últimas 24 horas, sendo que oito foram na ilha Terceira (duas na Praia da Vitória e seis em Angra do Heroísmo) e 15 na ilha de São Miguel (duas na Lagoa, oito em Ponta Delgada e cinco na Ribeira Grande).
41 cadeia de transmissão ativas na Região
A Região conta com 41 cadeias de transmissão ativas, sendo 30 em São Miguel (com o surgimento nas últimas 24 horas de uma nova cadeia São Miguel na Ribeira Grande), uma cadeia partilhada entre São Miguel e São Jorge, uma no Pico e nove na ilha Terceira (sendo determinada na Praia da Vitória a ligação entre os elementos de duas cadeias de transmissão, que se fundem). Na Região foram já extintas 18 cadeias de transmissão.
356 casos ativos
Existem à data de hoje 356 casos positivos ativos, sendo 225 em São Miguel, 126 na ilha Terceira, dois no Pico, um no Faial e dois nas Flores.
Foram detetados até hoje 1.1128 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, verificando-se 18 óbitos e 671 casos recuperações.
18 internamentos
Regista-se o internamento de 18 indivíduos à data de hoje, sendo sete no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (um em UCI), 10 no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (dois dos quais em UCI) e um no Hospital da Horta.