OE2013

Redução dos escalões de IRS aumenta progressividade do imposto

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, garantiu esta quarta-feira que o IRS será mais progressivo em 2013 que foi em 2012, porque nas suas contas a taxa média efetiva a pagar aumentará mais para os rendimentos mais elevados.


"A taxa média efetiva aumenta mais para os rendimentos mais elevados. Isto significa que o IRS é mais progressivo que em 2012", afirmou o governante.

Vítor Gaspar, que falava na sua intervenção inicial numa audição na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, respondia assim aos críticos que têm colocado em causa a constitucionalidade das mudanças nos escalões de IRS por colocarem em causa o princípio da progressividade.

O ministro apresenta aos deputados a proposta de Orçamento do Estado para 2013, entregue ao Parlamento no dia 15 de outubro.

PUB

Premium

O consumo de drogas ilícitas em Portugal revela uma grande participação dos Açores, segundo o inquérito europeu sobre as drogas, com a região a representar entre 13% e 25% dos consumidores analisados, consoante a substância