Açoriano Oriental
Red Bull Air Race obriga a cortes de trânsito na zona ribeirinha do Porto
A realização do Red Bull Air Race 2008, a 6 e 7 de Setembro, vai obrigar a vários cortes de trânsito na zona da Ribeira do Porto a partir da próxima semana, anunciou hoje fonte da autarquia.

Autor: Lusa/AO online
    A Red Bull Air Race, considerada a Fórmula 1 dos céus, atraiu na edição de 2007 cerca de 600 mil pessoas às margens do rio Douro, naquela que foi a primeira vez que a prova teve lugar no Porto.

    Em comunicado, a autarquia anuncia hoje que a circulação de veículos e peões estará temporariamente interdita no tabuleiro inferior da Ponte Luís I entre os dias 03 e 07 de Setembro.

    Nos dois dias reservados à prova, sábado e domingo, o tabuleiro será encerrado logo de manhã (08:00 e 07:00, respectivamente) e apenas será reaberto às 18:00.

    Neste dois dias, chegar à Ribeira de carro será praticamente impossível, uma vez que os principais de acesso aquela zona estão vedados.

    O Cais das Pedras, Viaduto do Cais das Pedras, Rua de Monchique, Rua Nova da Alfândega e a Rua D. Henrique terão também vários impedimentos de trânsito, por um período que varia entre as cinco e as 10 horas a partir de quinta-feira.

    No dia 05 de Setembro, a corrida de aviões obrigará já a efectuar cortes de trânsito mais prolongados na Alameda Basílio Teles, Rua do Clube Fluvial Portuense, Túnel da Ribeira, Avenida Gustavo Eiffel e Avenida Couceiro.

    A Rua da Restauração, no troço compreendido entre a Alameda Basílio Teles e a Rua Alberto Aires Gouveia vai ser também afectada.

    "Todos os cortes de trânsito serão assegurados pela PSP", refere a Câmara do Porto.

    A autarquia salienta também que "serão efectuados pré-cortes de trânsito que obrigam a constrangimentos nos arruamentos de ligação à marginal, nomeadamente na Rua D. Pedro V, Rua do Comércio do Porto, Rua de Ferreira Borges e Rua Mouzinho da Silveira.

    No fim-de-semana de 06 e 07 de Setembro, por razões de segurança, será ainda proibida a paragem e o estacionamento em mais de uma dezena de arruamentos daquela zona ribeirinha.

    "Será ainda proibida a paragem e o estacionamento na Via do Castelo do Queijo, do dia 02 ao dia 07 de Setembro", sublinha a autarquia.

    Esta proibição deve-se ao facto do Queimódromo, no extremo Norte do Parque da Cidade do Porto, ser o local para pista e aeródromo da etapa portuguesa da Red Bull Air Race.

    As provas da Red Bull Air Race, no Porto e Gaia, consistem num "slalon" a uma velocidade máxima de 400 quilómetros/hora entre pilares insufláveis e com cerca de 20 metros de altura colocados pela Red Bull no rio Douro.

    A prova 2008, que vai passar por 10 cidades mundiais, está a decorrer desde Abril.

    Este ano, Porto e Gaia são repetentes a par de Abu Dhabi (Emiratos Árabes Unidos), Londres (Inglaterra), Budapeste (Hungria), San Diego (EUA) e Perth (Austrália).

    Esta quarta época da prova tem um formato ligeiramente diferente das anteriores, sendo que as alterações introduzidas "permitem que todos os pilotos mostrem as suas capacidades no próprio dia da corrida".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados