Açoriano Oriental
Covid-19
Rabo de Peixe mantém medidas mais restritivas do que as de alto risco

A vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, vai manter-se com medidas específicas e mais restritivas do que as previstas para os concelhos em alto risco nos Açores, anunciou o Governo Regional.

Rabo de Peixe mantém medidas mais restritivas do que as de alto risco

Autor: Lusa/AO Online

“Rabo de Peixe continua a merecer uma atenção especial e preocupação, por isso, continuam a existir medidas específicas e mais restritivas”, adiantou o secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores, Clélio Meneses, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.

Entre 21 e 27 de maio, foram detetados nos Açores 188 novos casos de infeção pelo novo coronavírus que provoca a doença Covid-19, dos quais 61 na vila de Rabo de Peixe, indicou o governante.

Apesar da redução, em comparação com a semana passada, em que foram detetados 97 casos, a vila apresenta ainda uma “incidência de 688 novos casos por 100 mil habitantes” e concentra atualmente 116 dos 285 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2 nos Açores, acrescentou.

Segundo Clélio Meneses, o concelho da Ribeira Grande esteve nas últimas duas semanas sujeito a medidas de médio risco, porque os casos de infeção se concentravam sobretudo em Rabo de Peixe, mas, esta semana, mesmo excluindo os números da vila, o concelho atingiu mais de 100 novos casos por 100 mil habitantes.

O governante disse ainda que já foram realizadas 736 visitas domiciliárias em Rabo de Peixe pelas equipas multidisciplinares, que prestam apoio na distribuição de equipamentos de proteção individual, medicamentos e alimentos, disponibilizam alojamento fora da residência quando necessário, fazem um acompanhamento psicológico, sinalizam autoridades e entregam material escolar e declarações de isolamento, por exemplo.

“Tem sido um trabalho árduo, intenso e permanente que as equipas multidisciplinares têm desenvolvido na vila de Rabo de Peixe, no sentido de conseguirmos ultrapassar este problema que está localizado nesta vila”, frisou.

Além das medidas de alto risco aplicadas nos concelhos de Ribeira Grande, Nordeste e Vila Franca do Campo, em Rabo de Peixe vai continuar proibida a circulação na via pública, em qualquer horário, salvo nas exceções previstas na lei, e não serão permitidas visitas a utentes em lares de idosos.

As creches e jardins de infâncias continuarão encerradas e as escolas funcionarão em regime de ensino à distância, exceto no primeiro e segundo ano e nas disciplinas sujeitas a exame nacional no 11.º e 12º anos.

Estão ainda cancelados todos “os eventos de natureza cultural ou de convívio social alargado” e suspensas as atividades desportivas de treino e competição.

Na ilha de São Miguel, os concelhos de Ribeira Grande, Nordeste e Vila Fanca do Campo estão em alto risco, Ponta Delgada em médio risco, Lagoa em baixo risco e Povoação em muito baixo risco, à semelhança dos restantes concelhos dos Açores.

Nos concelhos de muito baixo risco, os restaurantes e estabelecimentos de bebidas podem funcionar até às 23h59, nos de baixo risco até às 22h00 e nos de médio risco até às 22h00, mas com fornecimento de bebidas alcoólicas proibido, a partir das 20h00.

Já nos concelhos de médio alto risco, os restaurantes e estabelecimentos de bebidas têm de encerrar às 20h00, enquanto nos de alto risco os restaurantes encerram às 20h00, mas os bares não podem funcionar.

No nível mais elevado de risco é também proibida a circulação na via pública entre as 21h00 e as 05h00 do dia seguinte, durante todos os dias da semana.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados