Açoriano Oriental
Capitólio
Quatro membros de grupo de extrema-direita condenados por conspiração

Quatro membros da organização de extrema-direita Oath Keepers foram condenados por conspiração sediciosa no ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em 06 de janeiro de 2021.

Quatro membros de grupo de extrema-direita condenados por conspiração

Autor: Lusa/AO Online

A sentença contra Joseph Hackett, de Sarasota (Florida), Roberto Minuta, de Prosper (Texas), David Moerschel, de Punta Gorda (Florida) e Edward Vallejo, de Phoenix (Arizona) ocorre semanas depois de outro júri ter condenado o líder do grupo, Stewart Rhodes.

Trata-se de outra grande vitória para o Departamento de Justiça norte-americano, que também está a tentar garantir condenação por insurreição contra o ex-líder dos Proud Boys e quatro sócios.

O julgamento contra Enrique Tarrio e os seus colaboradores começou no início deste mês em Washington e deve durar várias semanas.

O Departamento de Justiça anotou quase 1.000 casos, após o ataque de 06 de janeiro de 2021, e a contagem tem aumentado todas as semanas.

Os advogados tentaram menorizar as mensagens violentas como arrogância e disseram que os Oath Keepers foram a Washington para facultar segurança em eventos anteriores à rebelião.

A defesa aproveitou a falta de prova dos procuradores de que os Oath Keepers tinham um plano explícito para invadir o Capitólio antes de 06 de janeiro de 2021 e disseram ao júri que os extremistas que atacaram o edifício que reúne o Senado e Câmara dos Representantes dos Estados Unidos agiram de forma espontânea como milhares de outros manifestantes.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados