Açoriano Oriental
PSD e CDS-PP concorrem como "Aliança Portugal" às europeias
O cabeça de lista da coligação entre PSD e CDS-PP às eleições europeias, Paulo Rangel, anunciou este sábado que os dois partidos concorrerão como "Aliança Portugal".
PSD e CDS-PP concorrem como "Aliança Portugal" às europeias

Autor: Lusa/AO online

 

A designação da coligação foi divulgada na intervenção de Paulo Rangel, antecedida pela de Nuno Melo, o primeiro nome centrista nas listas (em quarto lugar), após a assinatura do acordo para as eleições europeias, pelo presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o presidente do CDS-PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

No texto do acordo lê-se que "a composição da lista conjunta obedece, no que respeita à proposta e ordenação na lista dos candidatos de cada um dos partidos, ao critério da transposição dos resultados obtidos nas eleições para o Parlamento Europeu de 2009, tendo em consideração a atual redução do número de deputados ao Parlamento Europeu, a eleger por Portugal e no respeito pelo princípio da paridade".

Ao CDS-PP cabe o quarto elemento da lista, o oitavo, o 14º e o 19º lugar.

O acordo, que tem sete pontos, afirma, ainda, que os deputados se integrarão na família política comum, o Partido Popular Europeu (PPE), e que, "conforme estipula o regulamento do grupo parlamentar do PPE, cada um dos partidos poderá constituir, através dos respetivos deputados eleitos, uma delegação própria no seio do grupo".

Na assinatura do acordo estiveram presentes, pelo PSD, dirigentes como Marco António Costa, Teresa Leal Coelho, Pedro Pinto, Carlos Carreiras, Matos Correia e Matos Rosa, e pelo CDS-PP, o atual eurodeputado Diogo Feio, a vice-presidente Teresa Caeiro, os dirigentes Hélder Amaral, Nuno Magalhães e António Carlos Monteiro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados