Açoriano Oriental
PSD diz que incêndio na aerogare da Graciosa está a afetar exportação de pescado

O deputado do PSD/Açores João Bruto da Costa disse que o incêndio recente na aerogare da Graciosa está a afetar a exportação de pescado e questionou o Governo Regional sobre a retoma das condições de operacionalidade.

PSD diz que incêndio na aerogare da Graciosa está a afetar exportação de pescado

Autor: Lusa/AO Online

Citado em nota de imprensa do partido, o parlamentar à Assembleia Legislativa Regional, eleito pelo círculo da Graciosa, informa que, nas semanas anteriores ao incêndio, “exportaram-se valores próximos das 10 toneladas de pescado, mas na presente data os pescadores e exportadores da ilha não sabem como colocar as suas capturas no mercado exterior”.

João Bruto da Costa lembra que, "no dia seguinte ao incêndio, a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas assegurou que o sinistro ocorrido não inviabilizava a utilização daquela infraestrutura aeroportuária" e que “a operacionalidade do aeródromo não estava afetada”.

Concordando em que, “de facto, as primeiras avaliações dos constrangimentos causados pelo incêndio aparentavam alguma retoma da normalidade nas operações de exportação, nomeadamente de pescado”, o deputado afirma que isso “não é o que está a acontecer".

Assim, o social-democrata lamenta que “a aparente normalidade a que se referia o Governo" Regional, afinal "deixou de fora uma das mais importantes atividades económicas da ilha".

João Bruto da Costa questionou o executivo socialista acerca de uma previsão para a reposição das condições de exportação na ilha e sobre se a tutela prevê implementar "mecanismos alternativos ou de compensação aos profissionais da pesca por esta paragem forçada, caso a situação não seja rapidamente resolvida".

Para o deputado, "todo este processo parece mostrar alguma desinformação entre Governo, autoridades aeroportuárias e gestores daquela valência, daí também a importância de questionarmos os responsáveis regionais sobre o assunto".

Em causa está um incêndio que deflagrou, no domingo à noite, na aerogare da ilha da Graciosa.

Segundo adiantou à Lusa, na altura, fonte da Proteção Civil, o fogo, que chegou a ter uma "dimensão considerável", atingiu a zona das cargas, não tendo alcançado a zona dos passageiros nem a torre de controlo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados