Açoriano Oriental
PSD denuncia aumento de 130% dos custos com contratações em Vila Franca

Entre novas nomeações e contratações para a autarquia, a vereação do PSD denuncia que os encargos aumentaram cerca de 130 mil euros


PSD denuncia aumento de 130% dos custos com contratações em Vila Franca

Autor: Carolina Moreira

A Comissão Política Concelhia e a vereação do PSD da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo denunciam um aumento de 130% dos custos com novas nomeações e contratações para a autarquia neste terceiro e último mandato do autarca Ricardo Rodrigues.

Em comunicado, os vereadores do PSD afirmam que o mandato socialista “começou da pior maneira para os bolsos dos contribuintes vila-franquenses”, tendo em conta o aumento de cerca de 130 mil euros  dos custos relacionados com “as nomeações para os gabinetes da presidência e vereação, relativamente ao mandato anterior, passando para 230 mil euros os encargos anuais”.

“O presidente da Câmara Municipal confirmou nas reuniões de Câmara a nomeação e contratação de um chefe de gabinete e um adjunto do presidente, dois secretários de apoio à vereação. Acresce ainda a contratação em regime de prestação de serviço de dois assessores para a área do desporto e um para a gestão do centro cultural e pavilhão Açor Arena, passando assim de 3 para 7 elementos em comparação com o mandato anterior”, denunciam.

Em comunicado, o partido considera “imoral e escandalosa” a nomeação de “dois assessores para a área do desporto, onde irão auferir mensalmente o valor de 1.250€ cada, e a nomeação da ex-vereadora, senhora Nélia Guimarães, para gerir o centro cultural e o pavilhão Açor Arena, onde irá auferir mensalmente 3.000€”, tendo em conta “o forte endividamento do município, em que estamos obrigados por força do acordo com o FAM (Fundo de Apoio Municipal) em manter as taxas municipais no máximo, entre elas a do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis)”.

“Primeiro deveriam estar assegurados os interesses dos vila-franquenses e não os interesses partidários e dos eleitos do Partido Socialista. Esta situação é ainda mais grave se a compararmos com outras autarquias de maior dimensão”, frisa a vereação do PSD de Vila Franca, acrescentando ainda “repudiar a forma arrogante como o presidente da Câmara Municipal se referiu a estas nomeações, afirmando, inclusive, que se for necessário nomear mais pessoas que o fará”.

O Açoriano Oriental tentou obter uma reação do autarca de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, às denúncias do PSD, tendo este remetido qualquer declaração para o Partido Socialista do concelho. Contactado pelo jornal, o PS disse “não ter ninguém para reagir”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados