Açoriano Oriental
PS da ilha do Corvo quer “urgente adoção” de medidas na unidade de saúde de ilha

O secretário coordenador do PS/Corvo, Lubélio Mendonça, defendeu hoje a “urgente adoção” de medidas por parte do Governo dos Açores para impedir os “constrangimentos” na unidade de saúde da ilha.


Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o socialista, está-se perante o “total estado de abandono a que este Governo dos Açores, de coligação, conduziu a unidade de saúde da ilha”, solicitando-se a “necessária e urgente adoção de medidas que possam impedir os constrangimentos que têm vindo a ser verificados”.

Lubélio Mendonça, citado em nota de imprensa, refere que a situação se arrasta desde o mês de junho, “altura em que, pela exoneração do médico e delegado de saúde residente na ilha, a prestação dos cuidados de saúde no Corvo começou a ficar manifestamente fragilizada”.

O dirigente político refere que o secretário regional da Saúde “defendeu, em junho, a necessidade de se colocar mais um médico no Centro de Saúde do Corvo, justificando com a possibilidade de os corvinos terem uma segunda opinião, mas também para precaver a assistência à população, caso se verificasse algum contratempo com o médico residente”.

“O que verificamos é que, além de um par de semanas em que os corvinos tiveram direito a dois médicos, continuamos agora apenas com um”, declara Lubélio Mendonça.

Segundo o socialista, a saída do médico da ilha ocorreu contra a vontade dos corvinos e não nas condições referidas pelo secretário regional da Saúde”, segundo as quais o profissional “continuaria a prestar serviços como médico de família, apesar da sua exoneração do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha do Corvo”.

Lubélio Mendonça refere que além “das sistemáticas saídas da ilha por parte do agora nomeado delegado de saúde”, a situação é agravada pela falta de membros do conselho de administração da unidade de saúde” – o facto de não estarem atualmente presentes na ilha “leva a que o centro de saúde não possa funcionar em pleno”.

“A saúde dos habitantes da ilha do Corvo está entregue à sua sorte”, conclui o PS.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados