Açoriano Oriental
Covid-19
Província chinesa de Henan estima que 90% da população foi já infetada

Quase 90% dos residentes de Henan, uma das províncias mais populosas da China, foram já infetados pela covid-19, disse uma autoridade regional de saúde, depois de o país ter posto fim à política de ‘zero casos’.

Província chinesa de Henan estima que 90% da população foi já infetada

Autor: Lusa/AO Online

O número de pacientes na China cresceu exponencialmente, sobrecarregando o sistema de saúde e os crematórios, depois de o país ter levantado as medidas altamente restritivas de prevenção epidémica, que incluíam a realização de testes em massa e o bloqueio de cidades inteiras.

Em Henan, a terceira província mais populosa da China, 89% da população foi infetada com o novo coronavírus, até 06 de janeiro, disse Kan Quancheng, funcionário da autoridade de saúde local.

Esta percentagem representa cerca de 88,5 milhões de pessoas.

O número de consultas médicas para febre atingiu o pico em 19 de dezembro e desde então tem diminuído progressivamente em Henan, disse o funcionário, citado pela imprensa local.

As autoridades esperam uma nova onda de casos durante o Ano Novo Lunar, que calha este ano a 22 de janeiro. Este período, a principal festa das famílias chinesas, é a maior migração anual do planeta, à medida que milhões de chineses retornam às suas terras natais.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados