Açoriano Oriental
LC
Proteção Civil apela ao cumprimento das regras na Área Metropolitana do Porto

A Proteção Civil apelou, através de mensagens para o telemóvel, às pessoas na Área Metropolitana do Porto (AMP) que cumpram as regras de segurança contra a pandemia de covid-19, indicou hoje fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

Proteção Civil apela ao cumprimento das regras na Área Metropolitana do Porto

Autor: Lusa /AO Online

“Covid-19: Cumpra regras de segurança. Use sempre máscara. Mantenha distancia social. Proibido consumir álcool via publica / Info: covid19estamoson.gov.pt /ANEPC”, lê-se no ‘sms’ que está a circular desde cerca das 12:00 na AMP.

A iniciativa é da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e de acordo com o MAI a mensagem foi também transmitida em inglês.

O SMS de apelo está foi distribuído por todos os telemóveis nacionais e estrangeiros que se encontram na AMP.

O Porto acolhe hoje à noite a final da Liga dos Campeões de futebol, encontro que opõe as equipas inglesas Manchester City e Chelsea.

Ao longo da tarde têm sido relatados incidentes e aglomerados no centro da cidade do Porto, sobretudo nas zonas da Ribeira, bem como dos Aliados e da Alfândega.

Em causa estão adeptos sem máscara, a consumir bebidas alcoólicas e sem cumprir distanciamento social solicitado devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Na sexta-feira foi anunciado que os adeptos do Chelsea poderiam assistir à final da Liga dos Campeões na Avenida dos Aliados, e os do Manchester City na Alfândega do Porto, mas necessitam de apresentar um teste negativo ao novo coronavírus.

Nesses locais, exclusivos para os adeptos dos dois clubes, o encontro vai ser transmitido em ecrãs gigantes e pode ser consumida cerveja em copo de plástico.

As indicações foram dadas em conferência de imprensa conjunta do Comando Metropolitano do Porto da PSP, a Federação Portuguesa de Futebol, a Câmara Municipal do Porto e o superintendente da Polícia Metropolitana de Londres que tem auxiliado as autoridades portuguesas, Lysander Strong.

No entanto este evento tem gerado alertas, com o Presidente da República a pedir coerência em relação ao discurso político e das autoridades sobre a presença de adeptos ingleses em Portugal.

“Não se pode dizer que temos que obedecer às regras, fixa-se um limite e depois o limite já não é esse, é outro”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma visita ao Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa,

O Presidente da República salientou também que “não é possível dizer que [os adeptos] vêm em bolha para assistir a um espetáculo desportivo e depois não vêm em bolha, não é possível”.

O Jogo começa às 20:00, no Estádio do Dragão, no Porto, com um terço da lotação e arbitragem do espanhol Mateu Lahoz.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.524.960 mortos no mundo, resultantes de mais de 169,3 milhões de casos de infeção, equanto em Portugal morreram 17.023 pessoas dos 848.213 casos de infeção confirmados.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados