Açoriano Oriental
Visita oficial
Presidente inicia visita para conhecer "nova realidade" das ilhas
O Presidente da República considerou que a visita que iniciou hoje aos Açores pretende conhecer a "nova realidade" do arquipélago e o "esforço feito por todos os açorianos" na melhoria das suas condições de vida.

Autor: Lusa/AO online
Cavaco Silva falava à chegada aos Açores, onde aterrou ao fim da manhã na Base Aérea das Lajes, para uma deslocação às ilhas Terceira, Pico, Faial e São Miguel.
Depois de saudar a população insular e os órgãos de governo próprio da região, o Chefe de Estado adiantou que pretende visitar, noutra ocasião, as restantes cinco ilhas.
"Esta visita coincide com os 50 anos do início da erupção dos Capelinhos, que marcou de forma especial as gentes deste arquipélago", disse Cavaco Silva, ao destacar, ainda, a jornada do Roteiro da Ciência, dedicada às ciências do Mar.
"Seria difícil encontrar local mais propício para realçar o trabalho dos nossos investigadores" nesta área, salientou o Presidente da República.
Além disso, o Chefe de Estado enalteceu a autonomia regional, que se desenvolve no âmbito de um "projecto que se chama Portugal".
Cavaco Silva iniciou hoje uma visita de cinco dias aos Açores, onde, além da Terceira, vai visitar as ilhas do Pico, Faial e São Miguel.
O Chefe de Estado vai reunir hoje, ao almoço, com os 19 presidentes de câmara do arquipélago, visita o centro da cidade Património Mundial de Angra do Heroísmo, e recebe em audiência o presidente do Governo Regional, Carlos César.
No Domingo, o Presidente da República parte para a ilha do Pico, onde visita a paisagem da cultura da vinha classificada como Património Mundial, seguindo depois para o Faial, deslocando-se ao Vulcão dos Capelinhos.
Na segunda-feira, também na ilha do Faial, o dia é dedicado ao Roteiro da Ciência, desta feita às Ciências do Mar, com visitas ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e ao navio oceanográfico "Gago Coutinho".
Além disso, Cavaco Silva participa numa sessão solene na Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta.
Em São Miguel, na terça e quarta-feira, o Presidente da República tem encontros agendados com empresários e agricultores, recebe a Chave de Ouro da Cidade de Ponta Delgada e vai conhecer o Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados