Açoriano Oriental
Médio Oriente
Presidente eleito do Irão reafirma apoio a Palestina em mensagem ao Hamas

O Presidente eleito do Irão, Masoud Pezeshkian, assegurou que o país vai continuar a apoiar a Palestina na luta contra Israel, numa mensagem dirigida ao líder político do grupo palestiniano Hamas, Ismail Haniyeh.

Presidente eleito do Irão reafirma apoio a Palestina em mensagem ao Hamas

Autor: Lusa/AO Online

"A República Islâmica do Irão, de acordo com os princípios e objectivos da Revolução Islâmica e com as ideias do Imã Khomeini, bem como com as diretivas do líder supremo, considera um dever humano e islâmico apoiar a nação palestiniana na luta contra a ocupação e o 'apartheid' do regime sionista", afirmou Pezeshkian na mensagem, citado na quarta-feira à noite pela agência de notícias estatal IRNA.

O responsável notou que, graças à resistência do povo palestiniano e ao heroísmo de quem combate, "a vitória divina será para a amada Palestina".

Teerão é um dos principais aliados do movimento palestiniano islamita Hamas e lidera o chamado "Eixo da Resistência" contra Israel, que inclui o Hezbollah e os rebeldes Huthis do Iémen, entre outros.

Pezeshkian reafirmou há três dias o apoio às milícias do "Eixo de Resistência" da região do Médio Oriente, numa carta dirigida ao secretário-geral do Hezbollah, Hasan Nasrala.

Numa conversa telefónica com o homólogo sírio, Bashar al-Assad, o Presidente eleito do Irão garantiu igualmente que manteria o apoio à Síria.

Pezeshkian venceu a segunda volta das presidenciais da semana passada, numa votação antecipada após a morte do anterior líder, Ebrahim Raisi, num acidente de avião.

Toma posse a 30 de julho, numa cerimónia no parlamento iraniano.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados