Autor: Lusa/AO Online
O programa da deslocação do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a Roma, onde chegou na terça-feira ao final do dia, tem início de manhã, com um encontro com os empresários portugueses participantes no X Encontro COTEC Europa, na residência da embaixada de Portugal.
À tarde, o Presidente da República seguirá para o CNR - Consiglio Nazionale delle Ricerche, onde irá decorrer o encontro da associação empresarial COTEC.
Na sessão técnica, marcada para as 15:00 locais, irão intervir os diretores-gerais da COTEC de Itália, Claudio Roveda, Portugal, Daniel Bessa, e de Espanha, Jorge Barrero Fonticaba.
Às 16:30, o chefe de Estado português irá encontrar-se com o rei Felipe VI de Espanha e com o Presidente italiano.
Meia hora mais tarde terá início a sessão de encerramento do encontro da COTEC, onde vão discursar os Presidentes da República de Portugal e Itália, Sergio Mattarella, e o rei de Espanha, Felipe VI. Está igualmente prevista uma intervenção do comissário europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas.
O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, fundador da COTEC Espanha e co-fundador da COTEC Europa irá também assistir à sessão de encerramento.
Juan Carlos deverá também estar presente no jantar oficial oferecido pelo Presidente italiano em honra dos chefes de Estado português e espanhol.
No encontro COTEC Europa deste ano vai ser dada continuidade aos trabalhos da última reunião, realizada o ano passado em Lisboa, focados na reindustrialização e no seu papel na promoção do crescimento económico e na criação de postos de trabalho qualificados.
Participam no encontro centenas de empresários dos três países, ligados à inovação tecnológica e à competitividade industrial.
O Presidente da República regressa quinta-feira ao final da manhã a Portugal.
A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, foi constituída em abril de 2003, na sequência de uma iniciativa do então Presidente da República Jorge Sampaio, e conta atualmente com 366 associados.