Açoriano Oriental
Presidente da República inicia visita de Estado de três dias à Suécia
O Presidente da República inicia esta terça-feirae uma visita de Estado à Suécia onde tentará atrair investimento para Portugal, acompanhado por uma delegação de quase três dezenas de empresários.
Presidente da República inicia visita de Estado de três dias à Suécia

Autor: Lusa/AO Online

 

O primeiro dia da viagem será, contudo, totalmente preenchido com encontros institucionais, primeiro com os reis da Suécia e depois com o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt.

O encontro com o chefe do Governo sueco deverá ter uma duração de cerca de 40 minutos, estando prevista uma conferência de imprensa conjunta de Cavaco Silva e de Fredrik Reinfeldt no final da reunião.

O primeiro dia da visita de Estado terminará com um banquete no Palácio Real.

A parte mais económica da visita está reservada para quarta-feira, dia em que, após um breve encontro com o presidente do Parlamento, o Presidente da República irá encerrar um seminário que juntará empresários portugueses e suecos e contará também com a presença do rei da Suécia.

"Vou fazer o meu melhor para explicar o grande potencial que existe em Portugal", prometeu o chefe de Estado português, numa entrevista publicada segunda-feira num diário sueco.

Ainda na quarta-feira, Cavaco Silva irá passar pelo "Fashion event", onde empresas portuguesas e suecas ligadas aos têxteis e à confeção farão uma apresentação dos seus produtos, e visitará Kista, considerada a "Silicon Valley" sueca, onde será feita a apresentação de vários projetos na área da inovação e possibilidades de cooperação com Portugal.

O segundo dia da visita de Estado de Cavaco Silva à Suécia terminará com duas receções: uma em honra dos reis suecos e outra em honra da comunidade portuguesa.

Na quinta-feira de manhã, o chefe de Estado irá visitar o "Ideon Gateway" em Lund, onde será feita a apresentação de projetos na área de investigação e desenvolvimento.

No último ponto da agenda da visita de Estado, já em Malmö, o Presidente da República irá conhecer o "Turning Torso", onde lhe serão dados a conhecer os projetos de planeamento urbano daquela cidade sueca e o edifício inteligente "E.ON Sustainability Building".

A comitiva que irá acompanhar o Presidente da República na visita à Suécia integra os ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e da Economia, António Pires de Lima, representantes dos grupos parlamentares, a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza e o presidente do AICEP, Pedro Reis.

A missão empresarial será composta por representantes de cerca de três dezenas de empresas ligadas a áreas como as tecnologias de informação, construção, têxteis, entre outras.

Representantes de quatro empresas ligadas aos vinhos estarão igualmente integradas na comitiva presidencial. Estas quatro empresas irão contactar com a entidade estatal que regula o setor na Suécia, onde existem quotas para a importação deste tipo de produtos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados