Açoriano Oriental
Presidente da República cumpre terceira jornada do Roteiro da Ciência na ilha do Faial
O Presidente da República cumpre hoje, nos Açores, a terceira jornada do Roteiro da Ciência, dedicada às Ciências e Tecnologias do Mar, com uma visita ao Departamento de Oceanografia e Pescas da universidade do arquipélago

Autor: Lusa/ AO
A primeira jornada do Roteiro para a Ciência foi dedicada às Biociências e Biotecnologia, a 19 e 20 de Junho de 2006, e a segunda às Tecnologias Limpas, de 12 a 13 de Março deste ano.

    No âmbito da visita oficial que está a efectuar aos Açores, Cavaco Silva vai ter agora oportunidade de se inteirar das actividades e instalações do departamento da Universidade dos Açores, localizado na ilha do Faial, que se dedica, prioritariamente, à investigação marinha.

    Um dos projectos do DOP é o centro de interpretação virtual, que permite a qualquer pessoa explorar a actividade marinha nos mares do arquipélago, a partir do seu computador.

    Numa viagem criada pelo DOP, através do projecto MARMAC, financiado pelo programa comunitário Interreg III B e pela secretaria regional do Ambiente e do Mar e que está contido num DVD, os viajantes podem escolher entre um mergulho às grutas marinhas, às áreas costeiras ou ao oceano profundo e são eles quem dirigem um submarino ao longo da expedição virtual.

    Esta jornada do Roteiro da Ciência inclui, ainda, uma visita ao navio oceanográfico da Marinha "Gago Coutinho", onde o Chefe do Estado vai conhecer o trabalho deste navio e do "D. Carlos I" para cartografar o fundo marinho português, no âmbito dos estudos para extensão da Plataforma Continental das 200 para as 350 milhas.

    O Presidente da República almoça com investigadores ligados às Ciências do Mar, a bordo do navio "D. Carlos I".

    O terceiro dia da visita aos Açores inclui, também, uma sessão solene na Assembleia Legislativa, na cidade da Horta, com intervenções dos grupos parlamentares, do presidente do Parlamento e do Chefe de Estado.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados