Açoriano Oriental
Covid-19
Presidente da Junta de Rabo de Peixe considera testagem uma “megaoperação”

O presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, disse que a realização de testes à Covid-19 a todos os residentes é uma “megaoperação” e que os rabo-peixenses estão de “parabéns” pelo seu comportamento.


Autor: Lusa/AO Online

Em declarações à agência Lusa, Jaime Vieira comentou a imposição de uma cerca sanitária à vila, que entrou hoje em vigor, e a realização de testes aos cerca de nove mil habitantes da freguesia com mais casos de Covid-19 nos Açores (78).

“Será uma megaoperação. Sabemos que é impossível testar toda a gente, mas essa operação é muito complexa e envolve várias instituições. Só com essa união de esforços iremos fazer aquilo que pretendemos e sabemos que vai correr tudo bem”, afirmou à Lusa.

A realização de testes aos residentes da vila do concelho da Ribeira Grande vai começar na sexta-feira e irá decorrer até domingo.

Segundo o presidente da junta, existirão cinco unidades móveis, que irão ficar em “pontos estratégicos” da freguesia, para que as “pessoas não tenham de andar muito para se dirigir a essa unidade móvel”.

Jaime Vieira destacou que serão montados ainda postos fixos de testagem no clube naval da freguesia e em frente à escola Ruy Galvão de Carvalho.

“Sexta-feira iremos testar uma parte da vila e sábado e domingo outra parte da vila, sendo que as unidades móveis vão percorrer as ruas para que aqueles que não conseguem dirigir e que têm dificuldades de mobilidade sejam também testados”, acrescentou.

O social-democrata enalteceu o trabalho “formidável” realizado pelo Governo Regional e considerou que os rabo-peixenses estão de “parabéns” pelo comportamento nos últimos dias, assinalando que “as pessoas estão a telefonar por sua livre vontade para perguntar quando é que podem fazer os testes”.

“Esta vila está de parabéns até agora pela maneira como está a encarar e a portar-se durante este estado de confinamento”, destacou.

O presidente da junta frisou ainda que os testes em massa vão permitir identificar os focos de contágio e colocar um “travão” na propagação da Covid-19 em Rabo de Peixe.

“Esta situação em Rabo de Peixe não acontece por sermos diferentes dos outros, não é por aí. Acontece, acima de tudo, porque é preciso conhecer a realidade dessa terra: uma pequena área geográfica que concentra uma grande quantidade de pessoas”, disse.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados