Prémio START distingue projectos na área da saúde e da inovação

O projecto Surgical3D & Automation dedicado ao desenvolvimento e comercialização de produtos para a área da saúde foi o grande vencedor do START - Prémio Nacional de Empreendedorismo, promovido pelo BPI, Optimus e Universidade Nova de Lisboa.


O júri presidido por Artur Santos Silva, presidente do conselho de administração do BPI, entregou na terça-feira, numa cerimónia em Lisboa, um prémio de 50 mil euros ao projecto vencedor pela combinação de potencial de mercado, capacidade de execução da ideia e a qualidade do plano de negócios.

O primeiro produto que a iSurgical3D desenvolveu e que se encontra pronto a comercializar, é uma tecnologia de modelagem/dobragem de próteses cirúrgicas do Pectus Escavatum - anomalia congénita do tórax e osso externo caracterizada por uma depressão - já testada e utilizada em mais de 30 intervenções cirúrgicas realizadas na unidade de cirurgia pediátrica do Hospital de São João, no Porto.
PUB

A quota de pesca do atum-rabilho vai aumentar 21% em 2026, permitindo aos pescadores açorianos “capturar 115 toneladas desta espécie de elevado valor comercial”, revelou ontem o Governo Regional dos Açores.

Na véspera do Dia dos Namorados, a Escola Secundária Antero de Quental realizou uma ação sobre violência no namoro, no meio digital. A iniciativa foi em parceria com Associação Desliga.