Açoriano Oriental
PPM/Açores apela à união na reconstrução do hospital de Ponta Delgada

O PPM/Açores apelou hoje para que se mantenha a união na reconstrução do Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, lembrando a importância daquela unidade de saúde, que foi afetada por um incêndio.

PPM/Açores apela à união na reconstrução do hospital de Ponta Delgada

Autor: Lusa /AO Online

“É preciso manter a união neste assunto. Vamos trabalhar ombro a ombro para reconstruir o nosso hospital que é tão importante para ilha de São Miguel e para os Açores no seu conjunto. Todos somos poucos”, realçou o deputado monárquico João Mendonça.

O parlamentar falava na sessão solene do Dia dos Açores, que este ano decorre na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na cidade da Horta, ilha do Faial.

João Mendonça destacou a ligação do povo açoriano ao culto do Espírito Santo, considerando que os “Açores devem ser uma terra próspera, solidária e com igualdade de oportunidades”.

O monárquico propôs ainda a organização de uma missão de ajuda ao Rio Grande do Sul, lembrando a relação histórica entre o arquipélago açoriano e aquele estado brasileiro, que está a ser devastado por graves cheias.

“Apelo a todos os que me ouvem. Ao nosso Governo Regional, ao parlamento dos Açores e a todos açorianos para que se organize uma missão de ajuda ao Rio Grande do Sul e que se canalizem todas as ajudas através da casa dos Açores do Rio Grande do Sul”.

E concluiu: “Os Açores não podem neste momento de extrema necessidade faltar aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul”.

As comemorações que hoje decorrem na cidade da Horta são uma organização conjunta da Assembleia Legislativa e do Governo Regional açoriano, na sequência da instituição do Dia da Região Autónoma dos Açores, em 1980, para comemorar a açorianidade e a autonomia.

A data, feriado regional, é celebrada na segunda-feira do Espírito Santo.

Na sessão solene vão ser impostas 31 insígnias honoríficas açorianas, que visam distinguir cidadãos e entidades que se notabilizaram "por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou por serviços prestados à região”.

Serão atribuídas duas insígnias autonómicas de valor, dez insígnias autonómicas de reconhecimento, duas de mérito profissional, três de mérito industrial, comercial e agrícola e 14 insígnias autonómicas de mérito cívico.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados