Açoriano Oriental
Portugal no Grupo 1 de qualificação europeia para o Mundial 2010
Portugal ficou integrado no grupo 1 da fase europeia de apuramento para o Mundial de futebol de 2010, juntamente com Suécia, Dinamarca, Hungria, Albânia e Malta, determinou hoje o sorteio realizado em Durban, na África do Sul
Portugal no Grupo 1 de qualificação europeia para o Mundial 2010

Autor: Lusa/AO

Portugal partiu para o sorteio da fase de qualificação como cabeça de série, tendo sido integrado num dos oito grupos de seis equipas.
Apuram-se directamente para o Mundial os primeiros classificados de cada um dos nove grupos, enquanto os oito melhores segundos vão disputar um "play-off" de acesso, em Novembro de 2009, de onde vão sair as restantes quatro equipas para o Mundial da África do Sul.

O seleccionador de Portugal manifestou satisfação por Portugal ter sido agrupado com nações que são relativamente próximas de si e não obrigarem a selecção a deslocações longas e separadas por vários fusos horários.
Numa primeira reacção ao sorteio preliminar para o Mundial da África do Sul 2010, Luiz Felipe Scolari admitiu que Portugal está "num grupo equilibrado, como aliás o são a maioria dos grupos, onde não há favoritos antecipados, mas no qual Portugal tem fortes possibilidades de apuramento".
"As Albânias e Maltas de hoje já não são presas fáceis como no passado e podem constituir obstáculos para qualquer candidato e por isso deveremos abordar cada jogo com a mesma determinação e respeito para atingirmos os nossos objectivos", realçou o seleccionador quando confrontado com o valor dos adversários no grupo 1, que inclui a Suécia, Dinamarca, Hungria, Albânia e Malta.
Scolari sossegou os jornalistas sobre a sua permanência no cargo de seleccionador nacional até ao termo do seu contrato, recusando avançar cenários após essa data.
"Eu cumpro sempre os meus contratos, tenho um vínculo com a federação portuguesa até Junho de 2008 e até lá as coisas serão discutidas e analisadas, mas depois disso não sei ainda o que irá acontecer", concluiu.
Por seu turno, o seleccionador dinamarquês Marten Olsen disse após o sorteio preliminar que as selecções favoritas do grupo 1 são a Dinamarca, a Suécia e Portugal.
Rejeitando a ideia de que Portugal será à partida a mais forte favorita do grupo, Olsen afirmou ter confiança nos seus seleccionados, que têm sempre a motivação necessária para bater equipas fortes como Portugal.
"Tudo depende das circunstâncias em que se realizam os vários jogos, se podemos batermo-nos de igual para igual com Portugal ou a Suécia, também podemos ter noites menos boas se por acaso tivermos 2 ou 3 jogadores fundamentais lesionados num jogo de qualificação", salientou Morten Olsen.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados