Açoriano Oriental
Portas e homólogo alemão participam em conferência sobre "Valor da Europa"
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, participa hoje, em Berlim, na conferência internacional O "Valor da Europa", destinada a relançar o debate sobre o projeto europeu, a convite do seu homólogo alemão, Guido Westerwelle.
Portas e homólogo alemão participam em conferência sobre "Valor da Europa"

Autor: Lusa/AO Online

Está também confirmada a presença do deputado socialista Pedro Delgado Alves, que intervirá no painel “Perspetivas para O Futuro da Europa“, para falar sobre governação económica, aprofundamento das instituições democráticas e valor da solidariedade na União Europeia.

A conferência, contará também com a Prémio Nobel da Paz, Shirin Ebadi, a economista suíça Beatrice Weder di Mauro, ex-conselheira do governo alemão, o filósofo alemão Peter Sloterdijk e o presidente executivo da Deutsche Telekom, René Obermann, e de outros políticos, intelectuais e empresários europeus.

"O projeto europeu vive uma crise de confiança, e por isso é mais importante do que nunca tomarmos consciência do valor da Europa“, afirma-se num documento sobre a conferência difundido pelo MNE alemão.

Na mesma nota, sublinha-se que a Europa "não tem apenas um preço, tem sobretudo os seus valores", e que, se não estiver unida, no futuro perderá influência face às potências mundiais tradicionais e às emergentes.

O objetivo da conferência, "é mostrar que a Europa é mais do que os ‘spreads’ dos juros, os ‘haircuts’ e os fundos de resgate", e dar novo alento ao debate sobre o futuro do Velho Continente.

O evento será transmitido esta noite no canal cultural franco-germânico Arte, no âmbito de uma emissão dedicada ao tema dos valores europeus.

Portas e Westerwelle participam no último painel, a encerrar os trabalhos, que decorrerão no salão nobre do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.

É possível também a qualquer cidadão participar interativamente na conferência, acedendo a um ‘link’ especial no site do Arte na internet e ainda no site da emissora pública de rádio Deutschlandfunk, que transmitirá igualmente excertos dos debates.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados