Açoriano Oriental
Portal Youtube lança serviço de música pago por subscrição
O portal Youtube, pertencente ao motor de busca Google, anunciou hoje a criação do Music Key, um serviço pago por subscrição que permitirá ouvir música, mesmo quando o utilizador não estiver ligado à Internet.

Autor: Lusa/AO Online

"A partir dos próximos dias, passará a ter a possibilidade de ver a discografia de um artista no Youtube e reproduzir o álbum completo com os seus vídeos de música oficiais e músicas de alta qualidade", explica o Google em comunicado.

O serviço, que será lançado em sete países, incluindo Portugal, custará 9,99 euros por mês, contará com o catálogo das principais editoras e estará aberto aos artistas que façam edições de autor, explicou a responsável pelo Youtube em Portugal e Espanha, Cristina Delgado, citada pela agência Efe.

De acordo com o Financial Times, o Youtube chegou a acordo esta semana com a agência de gestão de direitos Merlin, que representa 20.000 editoras discográficas, para disponibilizar, no "Music Key", o catálogo de artistas que representam.

Meses antes, o portal tinha chegado a acordo com as três principais editoras discográficas: Sony, Universal e Warner.

Além de Portugal, uma primeira versão do "Music Key" será lançada em Espanha, Estados Unidos, Itália, Finlândia, Reino Unido e República da Irlanda.

O serviço, que será concorrente do Spotify, estará disponível em computadores e também em telemóveis, tanto no sistema operativo Android como iOS, e permitirá o descarregamento tanto de vídeos como de canções, assim como a criação de canais temáticos, listas de reprodução e páginas oficiais de artistas.

Os subscritores do "Music Key" terão também acesso gratuito à escuta das 30 milhões de canções disponíveis no serviço Google Play.

O Youtube é um portal na Internet, criado em 2005 nos Estados Unidos, que permite a partilha de vídeos por qualquer utilizador.

Por mês, o Youtube conta com mil milhões de utilizadores e seis mil milhões de horas de vídeo em reprodução.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados