Autor: Arthur Melo
O evento, que vai ter lugar no Hotel Marina Atlântico, será dedicado ao tema “Saúde e Segurança nas Doenças Reumáticas” e, de acordo com uma nota da organização, pretende ser um espaço de debate e partilha de conhecimento.
O encontro será especialmente dirigido a pessoas com doença reumática e seus cuidadores, e ao longo do Fórum pretende destacar a importância do acesso a cuidados de saúde adequados, da segurança na gestão da doença, da proteção na vida quotidiana e da promoção de estilos de vida saudáveis, fundamentais para o bem-estar e inclusão social de quem vive com estas doenças.
Os temas em discussão nos painéis do Fórum são Acesso e Inovação em Reumatologia, Segurança na Medicação e no Bem-Estar e o Papel das Associações de pessoas com doença.
O evento, adianta a organização, vai ainda contar com a participação de Maria de Lourdes do Rego Soares, que na ocasião vai dar a conhecer o seu livro “Entre as Dores e os Sonhos”.
Assinalando o Dia Mundial das Doenças Reumáticas que se celebra a 12 de outubro, este ano com o mote “Concretizar os seus sonhos”, o evento vai contribuir para a descentralização das iniciativas da Liga e para o envolvimento das comunidades locais nos Açores.
A Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas é uma de associação de doentes com carácter médico-social, sem fins lucrativos, fundada em 1982, com o objetivo de promover a educação social do doente reumático e da população em geral, difundindo informações sobre a natureza, tratamento, prevenção e repercussões sociais das doenças reumáticas.
O Dia Mundial das Doenças Reumáticas (World Arthritis Day)
celebra-se anualmente a 12 de outubro, com o objetivo de sensibilizar
para as doenças reumáticas e musculoesqueléticas, aumentando o
conhecimento global sobre a existência e impacto destas doenças.